Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hábito comum

Saiba como reduzir o consumo de sal de forma nutritiva e saborosa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 nov 2019 às 11:00
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A utilização do sal no preparo e no consumo de alimentos é um hábito bem comum em praticamente todo o mundo. Entretanto, sua utilização em excesso pode causar diversos problemas para a saúde. Diante disto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estipulou a recomendação de consumo diário de apenas cinco gramas de sal de cozinha, o que corresponde a dois gramas de sódio. No entanto, não é isto que acontece.

Uma estimativa do Nutricode mostrou que a ingestão diária/média de sódio da população mundial atingiu 3,6 gramas, com variação entre 2,18 a 5,51 gramas por dia. Segundo eles, 95% da população mundial consome o sal em excesso. E, no Brasil, a situação é mais preocupante: uma pesquisa indicou que os brasileiros consomem até 12,6 gramas de sal por dia, sem considerar o sódio presente naturalmente nos alimentos. Ou seja, o consumo é maior do que o dobro recomendado pela OMS.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje, a redução do sal é uma opção cada vez mais viável. Isto porque, além do uso de especiarias naturais que auxiliam na redução da adição de sal, há cada vez mais alternativas disponíveis. Como é o caso da levedura nutricional, conforme explica Karla Maciel, nutricionista e consultora da Naiak. Segundo ela, o produto é um tempero natural rico em proteínas, vitaminas e minerais que dá sabor aos alimentos de forma leve e diferenciada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


A levedura nutricional é obtida a partir do fungo Saccharomyces cerevisiae que se desenvolve em um meio rico em carboidratos. Karla explica que no processo de fermentação a levedura produz vitaminas do complexo B, zinco, cromo, ferro, magnésio, ácido fólico e biotina. Além de complementar e enriquecer a alimentação, a levedura possui alto teor de fibras alimentares, o que auxilia na regulação e funcionamento do intestino.

A nutricionista comenta que uma forma de enriquecer as preparações e garantir mais nutrientes na alimentação, é combinar a levedura nutricional com especiarias naturais, como a cúrcuma, pimenta-preta e gengibre. "Essa combinação de ingredientes reúne uma alta concentração de fitoativos importantes para o equilíbrio antioxidante corporal, e também agrega um sabor diferenciado para as receitas”, esclarece Karla. Além de tudo, a levedura nutricional possui baixo teor de sódio, sendo uma alternativa para reduzir o consumo de sal de cozinha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade