Saiba o que é a levedura nutricional e quais seus benefícios

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Shutterstock

A levedura nutricional é um tempero obtido a partir da lavagem e secagem industrial do fungo Saccharomyces cerevisiae, que se desenvolve em um meio rico em carboidratos. A substância é farta em proteína, fibras, minerais e vitaminas do complexo B, como a B12, importante para a complementação da dieta de vegetarianos e veganos.

"Além do baixo valor calórico, a levedura nutricional possui ácido glutâmico livre, aminoácido não-essencial que aumenta a habilidade das papilas gustativas da língua sentir o sabor salgado dos alimentos. O produto contém ainda zinco, cromo, ferro, magnésio, ácido fólico e biotina. Utilizada para complementar e enriquecer a alimentação, a levedura nutricional confere sabor azedinho semelhante ao queijo aos alimentos, bem como cremosidade em preparações gratinadas, sopas e cremes", explica a nutricionista e consultora da Naiak Caroline Guerreiro.

"Adeptos de uma dieta vegetariana ou vegana normalmente utilizam a levedura nutricional como fonte proteica, para fortalecer a imunidade e como substituto do queijo parmesão nas receitas. Entre os benefícios de seu consumo, estão a diminuição da fadiga e dos sintomas respiratórios, o auxílio nas funções energética, cardíaca e antioxidante e o reforço no metabolismo da glicose", completa.

Portanto, a levedura nutricional se constitui em um condimento rico e muito interessante para complementar a alimentação, sob o ponto de vista nutricional, além de agregar sabor e praticidade à dieta.