Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Academia de Oftalmologia emite alerta para possível novo sintoma da Covid-19

Caroline Knup - Estagiária*
09 abr 2020 às 10:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Academia Americana de Oftalmologia alertou, por meio de um comunicado, que a conjuntivite pode ser mais um dos sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Na nota, a academia afirma que o sinal pode não ter sido notado por profissionais da saúde em alguns casos de contágio.

Diante disso, a instituição recomenda que médicos, em especial oftalmologistas, usem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que protejam os olhos, o nariz e a boca durante atendimento aos pacientes. É preciso que os cuidados sejam tomados mesmo com pacientes que não apresentam suspeita de contágio pelo novo coronavírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No comunicado, a entidade afirma que "em regiões com alta prevalência da doença, praticamente qualquer paciente atendido por um oftalmologista pode estar infectado com o SARS-CoV-2 [agente causador da Covid-19]".

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


O documento informa que a conjuntivite causada pelo vírus aparenta ser como as outras e, por isso, pode ser que o sintoma passe despercebido pelos profissionais.

Publicidade


A afirmação está pautada em estudo científico publicado no 'Journal of Virology', em que pesquisadores analisaram os sintomas de 30 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Desse total, apenas um apresentou conjuntivite. Entretanto, o restante tinha secreções nos olhos em que os vírus estavam presentes.


Diante dos resultados do estudo, a Academia Americana de Oftalmologia reconhece que a conjuntivite é um sintoma considerado raro. No entanto, é preciso estar alerta ao sinal.


(Com informações da revista Exame.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade