Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tira-dúvidas

Pode ocorrer uma gravidez mesmo sem ejaculação?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
11 abr 2010 às 16:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A relação sexual entre o macho e a fêmea é denominada coito, ou o conjunto de fenômenos que permite a integração funcional entre os dois sexos. Então o coito exige a harmonia entre o homem e a mulher, e a consequência desta cópula pode ser a gravidez.

Durante o coito, são produzidos no homem fenômenos diferentes aos da mulher, embora sejam equivalentes. Os estímulos eróticos produzem uma resposta com intensidade progressiva, até atingir o nível máximo, chamado de orgasmo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No homem, a expulsão de sêmen é constituída por duas fases. Uma, que é a preparação, na qual se misturam as diferentes secreções sexuais como o esperma vindo do testículo, a secreção prostática e a secreção mucosa que está vindo da uretra, ou seja, ele não está previamente formado e pronto para a expulsão. Somente após esta mistura estar preparada pode ser chamado de sêmen.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Todo este processo ocorre durante a relação sexual, pouco antes da ejaculação. Isso é muito importante, pois as secreções durante a relação sexual podem ser divididas em algumas partes. A primeira a ser expulsa não contém espermatozóides, sua origem é a uretra e serve como lubrificação do canal, ocorrendo durante a excitação.

Publicidade


Posteriormente, no orgasmo masculino, é eliminado o sêmen propriamente dito e este é rico em espermatozóides. Portanto, para que possa ocorrer a gravidez, é fundamental haver a ejaculação masculina. Somente o líquido mucoso eliminado pela uretra não leva à gravidez.


Porém entre uma ejaculação e outra - quando em um curtíssimo intervalo de tempo - existe com menor risco a possibilidade de ocorrer gravidez, uma vez que podem estar presentes no canal uretral sêmen contendo espermatozóides.

Publicidade


Este fato pode ser anulado caso o homem urine antes da próxima relação, eliminando os espermatozóides depositados no canal uretral.


O controle do processo ejaculatório nem sempre é fácil para o homem. É possível liberar pequenas quantidades de sêmen contendo espermatozóides, que podem levar à gravidez, principalmente em homens com ejaculação precoce.

Publicidade


Mitos e Verdades


- Mito: a secreção uretral masculina que ocorre durante a excitação não leva à gravidez, pois via de regra não contém espermatozóides


- Verdade: o controle da ejaculação muitas vezes é difícil, podendo ocorrer a ejaculação precoce, e consequentemente a gravidez. E mais raramente uma segunda ejaculação no mesmo ato sexual, sem que o homem tenha urinado, também pode levar à gravidez

Marcelo Mendonça, ginecologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade