Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Natália Cancian - Folhapress
29 jan 2020 às 10:02
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Programas direcionados à questão da abstinência sexual não são eficazes para retardar o início das relações sexuais entre adolescentes ou alterar comportamentos de risco.

A avaliação consta de documento inédito elaborado pelo Departamento Científico da Adolescência da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e previsto para ser enviado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e ao da Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No documento, obtido pela reportagem e feito após análise da equipe e revisão de estudos sobre o tema, o órgão diz que políticas voltadas a essa faixa etária devem "reconhecer o direito que adolescentes e jovens possuem quanto à importância de conhecer seu próprio corpo e receber informações e cuidados adequados à saúde reprodutiva".

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?

Imagem de destaque
Vida sexual

Tire suas dúvidas sobre ejaculação masculina


Em seguida, reitera parecer da Sociedade Americana de Medicina do Adolescente, o qual aponta "falhas científicas e éticas da abordagem focada exclusivamente em abstinência", "deixando à margem adolescentes sexualmente ativos, os que já são pais, os que não se consideram heterossexuais e vítimas de abusos sexuais".

Publicidade


Para a SBP, a abstinência pode até ser uma "escolha saudável" ao adolescente, "desde que seja uma decisão pessoal e não uma imposição ou única opção oferecida". O motivo é a baixa eficácia desse modelo.


"Embora teoricamente protetoras, as intenções de abstinência geralmente falham, pois a mesma não é mantida e estes programas não são eficazes para retardar o início das relações sexuais ou alterar comportamentos de risco", afirma.

Publicidade


O posicionamento da associação médica, cuja especialidade responde pelo atendimento dessa faixa etária, ocorre após a pasta liderada por Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) informar que elabora uma política de "escolhi esperar, de retardar o início da relação sexual" como uma "nova visão" contra a gravidez na adolescência.


Presidente da SBP, Luciana Rodrigues da Silva diz à reportagem ver a proposta como preocupante. Ela afirma que o órgão irá solicitar ao governo que reveja a medida.

Publicidade


"Mesmo que o adolescente opte por esses métodos [de abstinência], a longo prazo isso não funciona porque ele está em uma fase na qual há uma série de mudanças hormonais", diz.


"Essa é a fase em que a vida sexual geralmente inicia. Não podemos dizer ao adolescente que se abstenha de ter relação. Se escolhe não ter é uma escolha individual dele. Mas ele tem de ter conhecimento de que existem outros métodos para que na hora em que decida, possa se proteger."
Para ela, o modelo divulgado até o momento "não é realista".

Publicidade


Segundo Silva, o ideal é que informações sobre a importância do sexo seguro e o risco de gravidez precoce, infecções sexualmente transmissíveis sejam dadas ainda no início da adolescência.


Questionada se a abstinência pode ser considerada, a presidente diz que há "outras políticas que são mais importantes".

Publicidade


"A principal é a de educação sexual e informação adequada. Essa política tem de estar na escola e nos ambulatórios do adolescente, com acompanhamento por pediatra", defende.


Para embasar o argumento contrário a políticas centradas na abstinência, a SBP cita o exemplo de programas aplicados nos Estados Unidos voltados a esse modelo e criticados pelo alto custo e pela baixa eficácia. O modelo americano foi um dos analisados em seminário feito pelo ministério no ano passado.

Publicidade


"Outro fato a ser discutido é que esses programas não instruem as adolescentes quanto ao uso de preservativos ou contraceptivos, sendo, portanto, considerados uma violação dos direitos humanos", afirma o órgão.


O documento deve ser encaminhado aos pediatras e ao governo nesta terça-feira (28). O texto relembra orientações a médicos sobre a prescrição de métodos contraceptivos e a necessidade de apresentar aos adolescentes "todos os métodos e como funcionam".


Procurado, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos diz que ainda não recebeu o documento da SBP, mas que a política está em construção. "Apresentar qualquer contestação antes mesmo que esta seja apresentada ao público é, no mínimo, prematuro", afirma.


Em nota, a pasta alega ainda que a política "não será focada na abstinência, mas na prevenção à gravidez precoce". A novidade da medida, no entanto, será apresentar "uma ação de educação que incentive a melhor decisão do jovem, a qual pode estar em adiar a iniciação sexual". Diz ainda que estudos têm demonstrado benefícios nesta política –a pasta, porém, não informa quais.


O ministério diz, ainda em nota, que o centro da política continuará a ser o incentivo ao uso de preservativos. "O enfoque é em dar informação e segurança ao jovem para que este faça sempre as melhores escolhas, pensando em todas as consequências que suas decisões poderão trazer."


Nos últimos dias, no entanto, a pasta vinha afirmando que faria uma política própria, e que a medida seria "complementar" às estratégias já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela oferta de métodos contraceptivos.

Também chegou a dizer que contraceptivos não apresentam 100% de eficácia –boa parte dos métodos mais conhecidos de prevenção, porém, têm eficácia que chega a 99% se seguidas as recomendações de uso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade