Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descubra

Como diminuir os efeitos do sedentarismo?

Sua Saúde - Folha de Londrina
03 dez 2012 às 17:21
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trabalho como segurança e por isso chego a ficar até 12 horas em pé. Tenho sentido dores na coluna e queria saber se o fato de ficar tanto tempo na mesma posição pode me trazer problemas. Posso minimizar os efeitos de alguma forma?

Nosso corpo foi evoluindo durante milhares de anos, tendo como desafios sempre as atividades físicas, tais como correr, caçar, brigar, carregar peso, entre outros. Os serviços sedentários e parados são coisas modernas, que surgiram nos últimos 100 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Portanto, nosso corpo não está preparado para ficar longo tempo parado numa mesma posição, seja ela sentada, deitada ou em pé. Este tipo de postura faz com que apenas alguns grupos musculares trabalhem e outros se encurtem. Outro fator é que apenas parte da articulação fica sobrecarregada, diminuindo a nutrição de outras regiões das articulações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


As consequências disso são dores por sobrecarga articular e musculares. Em longo prazo, isso pode evoluir com dor e inflamação crônica de difícil controle, e artrose (desgaste articular) precoce.

Publicidade


A melhor forma de minimizar estes problemas e prevenir suas complicações é, primeiro, realizar mudança da postura constante (em geral, uma empresa deve ter a avaliação de um médico do trabalho, que faz a orientação de ergonomia para cada tipo de função).


Segundo, estar sempre fazendo movimento das articulações que estão paradas (por exemplo, ficar dobrando e esticando os joelhos). Terceiro, usar calçados macios ou palmilhas. Quarto, a cada 2 horas, realizar alongamentos por 15 minutos. E, por último, o mais importante: não ter vida sedentária, realizar atividade física regular, com o objetivo de ganho de força muscular, alongamento e perda de peso.

Marcus Vinícius Danieli, ortopedista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade