Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Precaução

Mamografia ou ultrassom, qual é melhor?

Sua saúde - Folha de Londrina
31 ago 2011 às 16:04
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Embora a mamografia seja mais desconfortável que a ultrassonografia, ela continua sendo o principal exame no rastreamento do câncer de mama. Rastrear significa procurar uma doença que ainda não apresenta sintomas. O câncer de mama, em seus estágios iniciais, não causa dor ou alterações na pele, de modo que não pode ser percebido pela paciente durante o auto-exame, tampouco pelo médico que a examina. A única forma de encontrá-lo é por meio de exames capazes de identificar a lesão em seu menor tamanho possível, pois quanto menor for a doença ao ser encontrada, maior a chance de cura.

Os estudos que comparam a mamografia e o ultrassom em sua capacidade de encontrar estas minúsculas lesões mostram que a mamografia é superior, ou seja, encontra lesões menores e em formas mais variadas. Algumas mulheres (seja por serem jovens ou por características herdadas geneticamente) possuem as chamadas mamas densas, as quais apresentam predomínio de tecido glandular e ficam muito brancas à mamografia, dificultando sua interpretação. Para tais casos, a realização dos dois exames simultaneamente pode trazer benefícios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mas, para lamento das mulheres com mamas dolorosas, nenhum dado científico até o momento permite substituir a mamografia pelo ultrassom. Felizmente, o desconforto dura pouco e, quando o resultado é normal, deverá ser repetido apenas no próximo ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?

Beatriz Daou Verenhitach - mastologista (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade