Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bebida energética

Quais os benefícios do caldo de cana?

Sua Saúde - Folha de Londrina
05 jan 2012 às 15:15
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O caldo de cana, também conhecido como garapa, é o nome que se dá ao líquido extraído da cana-de-açúcar no processo de moagem. Quando espremida, a cana fornece um caldo de cor esverdeada e paladar muito apreciado. Ele tem seus benefícios à saúde, pois é composto basicamente de água e sacarose (açúcar) e conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar: minerais (ferro, cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo e cloro); vitaminas do complexo B e C; proteínas, ácidos graxos, ácidos fenólicos e flavonóides.

Trata-se de uma bebida energética capaz restaurar o glicogênio muscular (energia armazenada nos músculos), além de ajudar na hidratação (por conter sódio e potássio) e auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico (pela quantidade de vitaminas que apresenta), com ótima indicação para atletas e praticantes de exercícios físicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pelo fato de ser considerada uma excelente fonte de substâncias antioxidantes, o caldo de cana pode ajudar a proteger as membranas de nossas células, prevenindo os efeitos do envelhecimento precoce e o câncer, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Contudo, os indivíduos diabéticos devem consumir com cautela, pois é uma bebida rica em carboidratos simples (açúcar) e de alto índice glicêmico (o açúcar é rapidamente absorvido e liberado para o sangue), que pode resultar na hiperglicemia (grande quantidade de açúcar no sangue). Além disso, o consumo excessivo pode ter como consequência o ganho de peso e desencadear doenças, como o diabetes.

Michele Trindade - nutricionista (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade