Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fitoterapia

Quais os benefícios do chá de Espinheira Santa?

Sua Saúde - Folha de Londrina
24 mai 2012 às 14:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta da família celastraceae, nativa da América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e região Sul do Brasil, até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Árvore perene, de clima subtropical a temperado, ocorre em formações florestais ao longo de cursos de água de São Paulo ao Rio Grande do Sul, Paraguai, Uruguai e Argentina.

É utilizada pelos índios brasileiros e paraguaios como remédio antitumor, e na Argentina como anti-asmático e anti-séptico. A planta é conhecida no mundo médico desde 1922, pelos trabalhos de Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Espinheira Santa é normalizadora das funções gastrointestinais, especialmente como protetora de mucosa (efeito anti-úlcera), gastralgias inespecíficas (azia, gastrites), dispepsias (má digestão), hipotonias intestinais, tonificante, laxante suave, cicatrizante de uso tópico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


As folhas frescas ou secas da planta são usadas para chá-infusão (de 10 a 30 g/L de água dá o equivalente a 3 a 4 xícaras/dia);

Publicidade


Pode ser usada pelo tempo que se fizer necessário, pois não há efeitos colaterais nas referências da literatura consultada. As contra-indicações são o uso durante a gravidez e a lactação.


É bom lembrar que as informações aqui contidas têm apenas a finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

Rui Cépil Diniz, médico fitoterapeuta


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade