Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mistério

Qual é a origem dos 'estalos' das articulações?

Sua Saúde - Folha de Londrina
08 nov 2010 às 16:24
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estalar as articulações do corpo, como pulsos, tornozelos, joelhos e pés, pode ser sinal de carência de nutrientes ou minerais? Tenho 36 anos e há muito tempo sofro com este problema. Meus pés estão frequentemente gelados. Devo procurar um ortopedista?

Estalar as articulações do corpo em geral não é sinal de nenhuma doença. Existem diversas teorias para os estalos, mas nenhuma foi comprovada. A mais aceita é a entrada de pequenas quantidades de ar na articulação pela criação de uma pressão negativa na mesma, fazendo uma mudança brusca de pressão e causando o barulho (estalo). Mas podemos afirmar que esta é uma teoria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto à falta de nutrientes e minerais, os sintomas que isso pode causar, em geral, aparecem com o tempo. Na área da ortopedia é a osteoporose (pela diminuição do cálcio nos ossos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Em geral, as pessoas que têm encurtamento muscular e são sedentárias são mais suscetíveis aos estalos, pois suas articulações estão mais sobrecarregadas e menos preparadas para cargas.


Quanto aos pés estarem frequentemente gelados, as causas podem ser múltiplas: desde o fator normal do corpo (acorre principalmente em mulheres), até por alterações vasculares periféricas que acompanham doenças reumáticas ou vasculopatias. Neste caso, é aconselhável buscar uma avaliação com um reumatologista.

Marcos Vinicius Danieli, ortopedista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade