Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Qual o melhor tratamento para celulite de alto grau?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 jan 2014 às 16:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tratamentos estéticos funcionam bem em casos de ondulações leves, mas quando o problema atinge grande intensidade, deixando a região com aparência acolchoada, a cirurgia aliada à lipoaspiração melhora em até 80% o aspecto da pele e resgata a autoestima feminina.

O número é espantoso: 9 em cada 10 mulheres têm celulite. O problema está relacionado a questões genéticas, fatores hormonais, má nutrição celular, peso e sedentarismo, entre outras causas. A celulite surge devido a depósitos irregulares de gordura associados a alterações na microcirculação, provocando aumento do tecido fibroso. O resultado surge por meio de saliências ou depressões, que se manifestam na região das nádegas, pernas, braços e abdome.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para tratar o problema é importante considerar vários fatores, especialmente, em qual estágio a celulite se encontra. "A cirurgia é indicada em casos mais avançados, isto é, graus 3 e 4, quando as pacientes já apresentam distúrbios circulatórios sérios, ocasionando nódulos ou depressões muito intensas", afirma Marcio Castan, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


"O procedimento é de certa forma rápido e pode ajudar a resolver um incômodo e uma insatisfação pessoal. Há relatos na literatura médica mostrando que essa técnica, quando associada à lipoaspiração convencional, melhora em 80% o aspecto da pele. Então, com uma intervenção cirúrgica, relativamente simples, estamos devolvendo a autoestima para as pacientes, muitas vezes prejudicadas por esses furinhos tão inconvenientes", complementa o médico.

Publicidade


Conheça todos os detalhes da cirurgia:


Procedimento
É realizado por meio de pequenas incisões, onde serão introduzidas cânulas semelhantes às de lipoaspiração, porém com pontas diferenciadas e cortantes. "Quando introduzidas sob pele rompem os septos fibrosos (que dão o aspecto de casca de laranja), funcionando como se estivéssemos cortando o barbante que segura os botões de almofadas. Após este rompimento, fazemos uma manobra de deslizamento em direção ao orifício de entrada da cânula, permitindo, assim, a retirada do excesso de gordura, bem como sua redistribuição. Além disso, o trauma cirúrgico poderá causar hematomas que ajudarão a preencher os buraquinhos prévios e estimulará a formação de colágeno na área", explica o médico.

Publicidade


Anestesia
Dependerá, principalmente, da dimensão do local a ser tratado. Pode-se utilizar anestesia local para pequenas regiões; e peridural ou geral, para pacientes que demandem tratamento numa área mais extensa.


Como fica o local
A área tratada, em razão do trauma, ficará avermelhada num primeiro momento e, a seguir, com hematomas, que serão absorvidos pelo organismo, bem como edemaciada - como num pós-operatório de lipoaspiração. "A dor varia de pessoa para pessoa, porém, como um procedimento cirúrgico e de certa forma invasivo, com incisões e descolamento de tecidos, invariavelmente, causará algum grau de desconforto para a paciente", avisa o Dr. Castan.

Publicidade


Pós-operatório
Este período exigirá uso de compressão elástica e realização de drenagem linfática. Geralmente, em 7 dias a paciente já pode voltar ao trabalho, mas precisará aguardar um tempo maior para dirigir e praticar exercícios físicos. A exposição ao sol estará liberada após desaparecimento dos hematomas.


Cicatriz
"Como todo procedimento onde há uma agressão ao organismo, mesmo que controlada, haverá cicatriz, uma vez que através dela o ser humano responde a um trauma. O fato positivo é que serão marcas pequenas, localizadas no local onde foram introduzidas as cânulas", conta o cirurgião.

Publicidade


Resultado
Não são imediatos, assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, pois o organismo precisa se reestruturar para sua nova conformação. O efeito depende, também, da qualidade da pele e da sua capacidade de retração. Em termos gerais, após 3 meses já se nota uma melhora significativa, mas o resultado final se dará entre 6 e 12 meses.


Riscos
Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, este também apresenta alguns riscos. Entre os principais, infecções e sangramentos, razão pela qual se reduz a indicação a casos avançados.

Publicidade


Manutenção
Como qualquer cirurgia plástica estética o resultado não é definitivo e sua duração depende de cuidados adotados pela paciente. "Ela deverá adotar hábitos mais saudáveis, como alimentação balanceada associada a exercícios regulares e, de preferência, supervisionados. Sabemos que a celulite ocorre muito em razão de retenção hídrica, assim, sessões regulares de drenagem linfática podem ajudar na manutenção dos bons resultados obtidos com a cirurgia", finaliza Marcio Castan.


A CELULITE E SUA CLASSIFICAÇÃO

Publicidade


Grau 1 - leve: neste estágio, não há ondulações na pele, mas os furinhos aparecem quando se comprime firmemente a região.


Grau 2 - aparente: embora discretos, furinhos e ondulações são visíveis sem a necessidade de se pressionar a região afetada. Produz o chamado "aspecto de casca de laranja" na pele.


Grau 3 - intensa: a pele apresenta gordura localizada e flacidez, o aspecto de casca de laranja é aparente mesmo sem compressão local e pode-se notar inchaço e nódulos.


Grau 4 - severa: apresenta as mesmas características do grau 3, mas com maior intensidade. Além do aspecto acolchoado, a pele mostra depressões, as pernas ficam pesadas e pode haver sensação de cansaço.

(Fonte: Dr. Márcio Castan, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pós-graduado em Dermatocosmiatria).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade