Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mulher

Ter corrimento vaginal o tempo todo é normal?

Sua Saúde - Folha de Londrina
03 jul 2013 às 15:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O corrimento genital é um sintoma que indica secreção vulvo vaginal excessiva ou anormal, que também pode decorrer do excesso real ou aparente das secreções normais. Geralmente, a mulher apresenta secreção em pequena quantidade oriunda das glândulas vulvares, junto com células descamadas da vagina, mais o muco cervical (do colo uterino).

A secreção vaginal normal, em geral, é branca, semelhante à farinha de trigo molhada, devido a descamação das células, daí o nome leucorréia, que significa corrimento branco. Quando seca, pode apresentar cor amarelada devido aos pigmentos existentes, principalmente de origem bacteriana. Essa secreção aumenta na época da ovulação (isto é a base do método Billings). Aumenta também durante a gravidez e durante a excitação sexual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O corrimento é uma das principais causas das consultas ginecológicas. O odor que muitas mulheres se queixam pode ser um odor normal das secreções vulvo vaginais, mas ocasionalmente pode ser sinal de alguma doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Existem muitas causas que levam ao corrimento vaginal, desde as fisiológicas (normais do organismo) como as causas infecciosas (alguns vírus, bactérias e fungos). Cada causa tem sua característica própria e existem vários exames para realizar diagnósticos corretos, como bacterioscopia, citologia e cultura.


A mulher, após atividade sexual, pode apresentar algum tipo de corrimento, por mudanças da flora vaginal, ou mesmo por transmissão sexual. Portanto, o tratamento exige sempre um bom exame clínico e laboratorial.

Marcelo Mendonça, ginecologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade