Descubra lugares incríveis para curtir o feriadão bem perto de Londrina

Confira sugestões de lugares perfeitos para passar o feriado de Carnaval longe do agito das grandes cidades

por Redação Bonde
   

Nem sempre Carnaval é sinônimo de festa e agito. Muitas pessoas preferem aproveitar o feriado prolongado para relaxar e curtir roteiros diferentes com os amigos e a família. Quem não se programou para fazer uma viagem mais longa ou não quis encarar as altas tarifas aéreas, pode aproveitar para curtir o Carnaval em lugares incríveis bem pertinho de Londrina (PR).

A região oferece vários hotéis e pousadas com atividades de aventura, ecoturismo e turismo gastronômico. Resgatamos algumas opções na região, já publicadas aqui no Bonde para quem quer botar o pé na estrada. Confira:

Faxinal - A natureza foi generosa com o município de Faxinal (a 100 km de Londrina). De relevo acidentado e recursos hídricos abundantes, a cidade concentra dezenas de cachoeiras que a tornam ideal para o turismo de aventura ou a simples contemplação das exuberantes paisagens formadas por rios, quedas d'água e mata nativa deixam o clima sempre ameno e agradável.

A região tem 68 cachoeiras catalogadas. As quedas mais abruptas - que ultrapassam os cem metros de altura - favorecem a prática de esportes radicais como o rapel, oferecido por guias especializados do próprio município. Nessa modalidade, os praticantes descem por encostas de montanhas ou paredões de rochas através de amarrações. A surpresa maior da aventura é o forte ''spray'' de água que emana das cachoeiras, banhando o esportista durante a descida.

Já as cachoeiras mais delicadas conferem aos rios as características ideais para a prática do boia-cross, quando os aventureiros descem pelas corredeiras transpondo pequenas quedas d'água. O acesso, por trilhas entre a vegetação, favorece ainda a prática de caminhadas.

Divulgação

A estrutura de Faxinal para a recepção de turistas ainda é modesta, porém, suficiente para garantir bons momentos junto à natureza. Além de cinco hotéis e restaurantes na área urbana, a cidade conta com dois hotéis-fazenda e um camping. Em todos eles, é possível pernoitar ou apenas pagar uma taxa para passar o dia.

O mais antigo e estruturado hotel-fazenda é o Luar de Agosto. A área de 50 alqueires é cercada por montanhas e banhada pelo rio São Pedro, que também batiza o salto de 125 metros onde é possível praticar rapel ou simplesmente contemplar a impressionante cachoeira que, com ajuda do vento, molha até mesmo quem está a vários metros de distância.

O hotel oferece também o arvorismo, que permite aos praticantes caminharem por uma trilha acrobática entre as copas das árvores, boia-cross, rapel e piscina com capacidade para 400 mil litros de água corrente. Os hóspedes do chalé podem utilizar também a piscina aquecida.

Outras informações pelo telefone (43) 3461-1421 ou pelo site www.luardeagosto.com.br.

Estância Barão do Rio Branco - A cidade de Tamarana, que fica apenas a 62 km ao Sul de Londrina, abriga belezas naturais que muitos norte-paranaenses desconhecem, ou nem mesmo imaginam. Na rota deste turismo rural está a Estância Barão do Rio Branco, uma propriedade de 20 alqueires com muita sombra e água fresca.

O local é ideal para quem quer aventura aliada a muito contato com a natureza. São quatro cachoeiras, uma delas com queda d´água de 40 metros. É possível agendar rapel ou apenas desfrutar de banhos de cachoeira.

Para passar o fim de semana é possível acampar ou se hospedar na sede do local (chalé), que tem capacidade para abrigar de 10 a 15 pessoas. Também dá para passar apenas o dia, com entrada às 8h e saída às 19h. Quem não tem barraca pode alugar uma no próprio local.

Para quem quiser fazer um churrasco, a estância tem churrasqueira, pia, mesa e fogão na parte externa. Os visitantes devem levar grelha e outros utensílios de cozinha. Na sede há uma cozinha com estrutura completa, mas as refeições são preparadas pelos próprios hóspedes, que devem levar os alimentos.

A Estância Barão do Rio Branco fica a aproximadamente 23 km de Tamarana e 70 km de Londrina. Para reservas e outras informações, os telefones de contato são o 9998-8310 e 9944-7198.

Estância Tamarana - Localizada na cidade vizinha de Tamarana, a estância de mesmo nome tem encantos tanto para quem quer sossego quanto para aqueles que gostam de aventura. Para quem é do primeiro time, o local conta com redes, pedalinho, caiaque, lago para pesca, sala de jogos, passeio a cavalo e piscina.

Reprodução

Quem é aventureiro não pode perder o touro mecânico, tobolona - tobogã de lona para escorregar com água e sabão -, a tirolesa de 450 metros, arvorismo com 19 obstáculos e aeroesquibunda, ou seja, descer um cabo de 480 metros batendo o bumbum na água. Todos os serviços cobrados à parte e possuem 50% de desconto para quem pernoita. Os valores podem ser consultados no local ou pelo telefone.

Para passar o dia o preço é de R$ 30, entrando às 10h e saindo às 18h. O pacote de 24 horas varia de acordo com as acomodações, que podem ser camping, chalés universitários ou suíços e alojamento, e número de pessoas (clique aqui para consultar as tarifas).

Reprodução

A Estância Tamarana fica na Rodovia Vitório Francovig, Km 1, em Tamarana. O telefone é o (43) 3398-1681.

Estância Cachoeira - Ainda em Tamarana está a Estância Cachoeira, um local perfeito para passar o dia ou o fim de semana em contato com a natureza. O lugar oferece diversas atrações, com destaque para as lindas cachoeiras nas corredeiras no rio Apucaraninha, com uma ponte pênsil de 70 metros para atravessá-lo de um lado a outro e mirante no meio do rio. Isso sem falar da mata virgem, mina d-água, bosque de araucárias, represa, auditório ao ar livre e roda d-água, que encantam os visitantes.

Fonte: AFP

Os visitantes escolhem as atividades a serem realizadas, que podem incluir trilhas na mata virgem, caminhadas temáticas, plantio de mudas, brincadeiras lúdicas e antigas, diversos tipos de jogos como bola queimada e vôlei na lama, pesca esportiva de peixes nativos como lambari e cascudo e esportes radicais, como rafting, tirolesa e rapel montados em árvores não nativas.

Quem vai à Estância também pode pernoitar no local, pois há espaço para acampar e duas casas rústicas, mas muito confortáveis, com lareira, churrasqueiras, banheiros e cozinhas totalmente equipadas. Uma casa tem capacidade para 11 e a outra para quatro pessoas. Além disso, a propriedade também conta com um espaço para fazer fogueira e luau.

Alguns pacotes oferecidos pela Estância incluem café da manhã, almoço e lanche da tarde, servidos em mesas ao ar livre. Quem preferir, pode levar e preparar as refeições nos chalés ou nas churrasqueiras. É recomendado usar roupas leves, tênis, protetor solar e repelente.

A Estância Cachoeira fica a 2 km do centro de Tamarana, no KM 58 da Estrada do Candiró, a apenas 40 minutos (62 km) de Londrina. Para reservas e informações acesse o site www.estanciacachoeira.com.br ou ligue para (43) 9109-1691.

Pousada das Alamandas - Localizada em Rolândia (PR, a apenas 30 minutos de Londrina, é um lugar ideal para descansar e se descontrair. O local proporciona aos clientes pacotes day use, em que é possível passar o dia, das 9h às 18h. Há também pacotes de fim de semana que incluem pernoite, jantar no sábado e também café da manhã e almoço no domingo.

A pousada oferece 14 chalés e quatro apartamentos equipados com televisão, telefone, frigobar, ducha quente e varanda com rede. A estrutura ainda inclui piscinas para adultos e crianças, quadra de vôlei de areia, campo de futebol suíço, miniparque e salão de jogos. Também é possível fazer caminhadas, conhecer os cafezais e lavouras (soja e trigo) que ainda fazem parte da fazenda onde a pousada está instalada, agendar horários para massagem e andar a cavalo ou de charrete.

Divulgação

O restaurante da pousada oferece uma boa comida num ambiente tipicamente campestre. O cardápio mescla massas, saladas e carnes com pratos rurais como polenta frita, frango ao molho e porco no tacho. Aos domingos, o restaurante é aberto ao público e serve almoço self-service com sobremesa inclusa.

A pousada fica na Estrada São Rafael, km 2. Informações e reservas pelo telefone (43) 3256-1665, todos os dias das 7h às 22h ou pelo site www.pousadadasalamandas.com.br.

Outras opções

Para quem está disposto a rodar um pouco mais, é possível fazer um lindo passeio em Tomazina, no Norte Pioneiro, que fica de duas a três horas de Londrina (cerca de 200 km). Se você gosta de sossego, rios e aventura, Tomazina é o destino perfeito!

Reprodução

Cortada pelo Rio das Cinzas, a cidade abriga, bem próximo ao centro da cidade, belas cachoeiras e corredeiras, além do Salto Cavalcanti, um dos mais bonitos do Brasil, com 15 metros de altura e 150 metros de extensão. A cidade ainda tem vocação para o turismo rural, com ótimos hotéis fazenda, passeios a cavalo, charretes pelas ruas da cidade, além do ar puro e natureza exuberante.

Rota das Águas

Ainda no Norte Pioneiro outra pedida é a Rota das Águas (leia mais sobre esse paraíso aqui), um roteiro às margens da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, no Rio Paranapanema. O cenário paradisíaco é um convite para os turistas desfrutarem das cachoeiras, riachos, cascatas e prainhas de água doce encontradas no local.

Juntas, as cidades de Carlópolis e Ribeirão Claro reúnem 12 atrativos com opções de lazer para todos os bolsos. A região tem aproximadamente 60 mil hectares de área inundada por águas transparentes. Montanhas, como a Torre de Pedra e o Morro do Gavião, assim como as matas nativas, tornam ideais a prática de esportes como rappel, tiroleza, boiacross, montain bike, caminhadas em trilhas por matas nativas, mergulho em rios, camping, voo livre, holder, banana boat, barco à vela, caiaque e passeios de escuna.

Reprodução

De Londrina, a melhor opção é seguir até Jacarezinho pela BR-369, são 150 km. Há um pedágio no trajeto, no valor de R$ 14,20. De Jacarezinho, a viagem de 20 km até Ribeirão Claro é pela PR-431. De Ribeirão a Carlópolis a distância é de 30 km pela PR-151.

Canyon Guartelá

Reprodução

Saindo da região Norte, mas não muito distante de Londrina, está o Canyon do Rio Iapó, em Tibagi, é uma ótima pedida. Popularmente conhecido como 'Canyon Guartelá', é o sexto maior do mundo em extensão, e o maior do Brasil, com 32 Km, e altitudes que variam de 700m a 1.200m. Está localizado no Parque Estadual do Guartelá, entre os municípios de Tibagi e Castro, nos Campos Gerais do Paraná (a 210 km de Londrina, pela PR151). Clique aqui para saber mais sobre esse passeio imperdível.

Conteúdo relacionado: