Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No feriado

Piscinas e cachoeiras são convite para fugir de Londrina

Redação Bonde
13 nov 2012 às 09:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cansado do movimento da cidade grande? Então aproveite o próximo feriado (15 de novembro), dê um tempo na correria do dia a dia e visite a pequena de cidade de Santa Fé, no Noroeste do Paraná, a cerca de 100 km de Londrina. Lá os turistas de final de semana encontram sossego, belas paisagens e muita diversão em rios, corredeiras e cachoeiras. Na cidade, o complexo do Salto Bandeirantes – que inclui um hotel fazenda e uma estação de lazer - é a opção certa para quem quer relaxar e se divertir sem rodar muito.

O maior atrativo da estação de lazer é a cachoeira do Rio Bandeirantes do Norte e os passeios de boiacross rio abaixo. Uma cachoeira artificial faz a alegria dos visitantes que vão se refrescar nas piscinas de água corrente. Para relaxar, basta reservar um dos 70 quiosques disponíveis, aproveitar a sorveteria, a lanchonete ou experimentar a comida de fazenda do restaurante do hotel, que serve até 400 refeições por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O espaço, que já abrigou uma antiga pedreira, foi totalmente reformulado. No rio, foi feito um pequeno desvio onde a água passa por um tanque de decantação e segue para as piscinas. A estação oferece aos visitantes infraestrutura para a prática de esportes como campo de futebol suíço e quadra de vôlei de areia. Arvorismo, tirolesa, passeios a cavalo e pesca esportiva são mais algumas atrações do local.

Leia mais:

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Malas prontas

De olho num Carnaval natural? Confira quatro opções de Parques do Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Batida entre carro e caminhão mata um e fere três na BR-153 em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
Belezas naturais

Foz do Iguaçu: a força e a beleza das águas que encantam a todos


Rio abaixo

Publicidade


Na estação, a prática do boiacross é uma das atividades mais procuradas e apreciadas pela garotada. Aproveitando a correnteza do Salto Bandeirantes, os visitantes podem descer o rio em câmaras de ar. O passeio dura em média 35 minutos e é acompanhado por um guia. A malícia é procurar não sair da correnteza e ser levado para as bordas do rio. No fim do caminho, todos voltam em cima de um caminhão até o ponto de partida.


Divulgação
Divulgação


Para garantir a segurança, todos são obrigados a usar colete salva vidas e capacete. Os passeios de boiacross são realizados na parte da tarde com cerca de 30 pessoas por descida. Aos marinheiros de primeira viagem uma boa dica é descer o rio de camiseta, porque na maior parte do trajeto as pessoas ficam expostas diretamente ao sol. Outra detalhe importante é lembrar de erguer o corpo na parte baixa do rio para não se ralar nas pedras.

Publicidade


Comer e beber


Quem quiser usar os quiosques com churrasqueiras tem que chegar cedo e fazer uma reserva na portaria. A ocupação é feita por ordem de chegada. Também é possível levar uma grelha e torcer para que uma das churrasqueiras que ficam na área de camping esteja desocupada. Se não puder contar com a sorte, os visitantes podem apelar para o restaurante.

Publicidade


Garrafas de vidro são proibidas, mas quem quiser levar um estoque de latas pode comprar gelo na lanchonete da estação, que também vende carvão. Carne só a 8 quilômetros, no centro de Santa Fé. Quem quiser comer peixe pode alugar uma vara e buscar o próprio alimento. A pesca não é cobrada, só a limpeza dos peixes.


História

Publicidade


A família Berlese comprou a Fazenda Salto Bandeirantes em 1986. Na propriedade havia uma área de três hectares, onde funcionava uma pedreira. A agressão ao meio ambiente através de britadores e dinamites fez parte do cotidiano do Salto Bandeirantes até 1988. Mesmo com uma aparência de abandono e descaso com a natureza, muitas pessoas frequentavam o local, atraídos pela cachoeira do Rio Bandeirantes do Norte. O movimento nos finais de semana fez um dos proprietários da fazenda começar a planejar a exploração turística da área.


Os primeiros projetos surgiram em 1993, mas enfrentaram a resistência da família, que até então só trabalhava com a agricultura. Dois anos depois, começaram a construção de uma piscina no espaço onde existia a pedreira e canalizaram a água do rio. Também foram construídos sanitários e uma pequena lanchonete. O investimento no turismo rural foi crescendo. A estação de lazer Salto Bandeirantes está em construção contínua, e a cada ano mais atrações são incluídas à infraestrutura do parque.

Publicidade


Tarifas


Para visitar a Estação de Lazer o turista precisa pagar uma taxa de entrada (por pessoa). Para informações sobre os valores das tarifas de acesso ligue para número (44) 3247.3295.

Publicidade


Como chegar


A estação de lazer Salto Bandeirantes fica a 50 quilômetros de Maringá e a 105 de Londrina. O caminho mais curto é por Rolândia, seguindo viagem para Jaguapitã, passando por Guaraci e finalmente por Santa Fé. Para chegar ao Salto Bandeirantes, que fica a oito quilômetros da saída de Santa Fé, é só seguir a rua central da cidade.


Para quem mora na cidade de Maringá, o melhor caminho é pela BR-317, com destino a Santo Inácio. Depois é só pegar o trevo que leva a Santa Fé e chegar às cachoeiras antes de entrar na cidade.


Balneário Rossi


Outra opção de lazer em Santa Fé é o Balneário Rossi. O local oferece boa estrutura para camping, quiosques com churrasqueiras e piscinas de águas naturais.


Localizado em uma área privilegiada com pela diversidade de fauna e flora, o balneário existe desde 1980. No inicio havia somente um córrego dentro da propriedade da família Rossi, onde os familiares se divertiam nos finais de semana. De olho no potencial do lugar, o proprietário Álvaro Rossi apostou na ideia de transformar o córrego em uma ampla piscina de água natural.


Divulgação
Divulgação


O verde, a tranquilidade e as belezas naturais fazem do balneário um encantador ambiente para pessoas de todas as idades.


Outros locais


O município tem ainda dois bons pesqueiros: o Pedrazani e o Longas, além de vários potenciais turísticos, ainda sem estrutura receptiva em propriedades particulares como o Salto da Água do Ó, Cachoeira do Ribeirão Interventor e a Corredeira Ribeirão Interventor, na Fazenda Paloma.


Serviços:


Estação de lazer Salto Bandeirantes
Endereço: Rodovia PR 317 - Km 51,3 – Santa Fé
Telefone: (44) 3247.3295
Site: www.saltobandeirantes.com.br

Balneário Rossi
Telefones: (44) 3247.1582 e 9925.2005
Site: www.balneariorossi.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade