Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bela e Santa Catarina

Espetacular e desafiadora: conheça as belezas da Serra do Rio do Rastro

Redação Bonde
22 dez 2015 às 11:11
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sede dos primeiros hotéis-fazenda do País, a Serra Catarinense fica a apenas 2 horas de carro do litoral. A viagem até lá é uma atração à parte, tal a beleza das paisagens encontradas no caminho. Ao todo, 17 municípios compõem toda essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina.

A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, deixam os visitantes encantados. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja, em Urubici, são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Curvas desafiadoras

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


É preciso habilidade - e até coragem - para viajar pela Serra do Rio do Rastro. Encravado na montanha entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, o cartão-postal da Serra Catarinense é formado por paisagens de tirar o fôlego e por curvas desafiadoras. Dos 35 quilômetros da SC-390, que ligam os dois municípios, 15 quilômetros foram construídos em concreto armado na tentativa de oferecer maior segurança a quem se aventura por este caminho.

Publicidade



Em abril de 2015, o trecho de estrada na Serra do Rio do Rastro foi escolhido pelos leitores do jornal britânico The Guardian, como um dos mais espetaculares do mundo - ocupando a 5ª posição. Outra votação, feita em 2012 por mais de 38 mil leitores de um jornal espanhol, apontou a estrada como a mais assombrosa e desafiadora do mundo.

Publicidade


Com pouco mais de 4.500 habitantes, Bom Jardim da Serra é a porta de entrada da Serra Catarinense. As belezas naturais da região impressionam, com rios, cachoeiras e vertiginosos cânions. Nos dias de céu claro, é possível avistar o mar a mais de 100 km de distância e 1.460 metros abaixo. As opções de hospedagem vão de charmosas pousadas a tradicionais hotéis-fazenda, muito procurados pelos turistas.


Publicidade


A pacata Bom Jardim da Serra fica no topo da serra, a quase 1.500 metros de altitude, e oferece acesso para outros municípios catarinenses e gaúchos. Na região existem 35 cachoeiras, 14 rios e nove cânions, atrações que lhe renderam o título de "Capital das Águas".


Mirante

Publicidade


O mirante oferece visão panorâmica da Serra do Rio do Rastro. O local fica a 11 km do centro de Bom Jardim da Serra e está a 1.460 metros de altitude. No local é possível tomar um café ou chocolate quente e alimentar os quatis. Em dias de céu azul, é possível avistar cidades do litoral como Laguna e Tubarão.


Usina Eólica

Publicidade


A visão é de uma "plantação" de cataventos gigantes. Cada estrutura conta com três pás e 50 metros de altura. A usina chama a atenção de quem sobe a Serra do Rio do Rastro e chega ao mirante. Trata-se de uma estação experimental de energia eólica (produzida a partir do vento).


Serra do Corvo Branco

Publicidade


Outro atrativo da Serra catarinense é a Serra do Corvo Branco, entre os municípios de Urubici e Grão Pará, com acesso pela rodovia SC-370.


A lendária estrada que foi a ligação pioneira entre o litoral e a região serrana, e continua em atividade. A "garganta" de entrada (a estrada começa no meio de dois paredões de pedra, a 27 km do centro de Urubici) proporciona uma visão impressionante.


Descer a serra até a cidade de Grão-Pará, como motorista ou passageiro, é uma emoção única, quase comparável à sentida em uma montanha-russa. As curvas muito fechadas e a pequena largura da estrada remetem imediatamente ao tempo em que a estrada era conhecida como "a mais temível" de todo o Brasil. O tempo passou e ela não perdeu sua imponência.



Conheça o Brasil que neva


A Serra Catarinense tem picos com altitudes que chegam a 1.827 metros (Morro da Boa Vista). É umas das regiões mais frias do Brasil, a única onde neva em quase todos os invernos – ainda que por poucos dias. Nessa época do ano, a paisagem ganha um toque especial, com geadas, nevoeiros, granizo, cachoeiras congeladas e nevascas que fazem a alegria de turistas de todas as partes do país.


Famosas pelas temperaturas mais baixas do Brasil, as cidades de Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, ficam cobertas de branco, efeito da neve e geadas, no inverno. Nas outras estações do ano, a região oferece temperaturas agradáveis, belas paisagens e opções de passeios para todo tipo de turista.



Berço do turismo rural


Foi na Serra Catarinense que surgiram os primeiros hotéis-fazenda e pousadas rurais do Brasil. Hoje, a região conta com uma vasta oferta de estâncias, que oferecem todo o conforto e infraestrutura de lazer. Cavalgar ao ar livre, respirando o ar puro da montanha, é apenas uma das opções à sua disposição.


Paraíso do ecoturismo


Os adeptos do ecoturismo vão encontrar na Serra Catarinense o lugar perfeito para a prática do trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e outras atividades, como a pesca esportiva da truta. A região também dispõe de inúmeros pesque-pagues, locais onde a pescaria é feita em açudes, com boa infraestrutura para os visitantes.


Ótimos vinhos e excelente gastronomia


Recentemente, a Serra Catarinense começou a receber indústrias vinícolas de alta qualidade. Visitá-las é um prato cheio para os apreciadores de vinhos finos e espumantes, alguns premiados nacional e internacionalmente. Por falar em prato, a gastronomia regional campeira surpreende com receitas típicas à base de pinhão, truta e carne de gado, tudo com muita fartura e sabor.

Para conferir mais vídeos acesse a página da Serra Catarinense no Facebook. (Fontes: Secretaria de Turismo de Santa Catarina, Uol e Hypeness)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade