Repleta de belezas naturais e culturais, Colômbia atrai cada vez mais brasileiros

por Redação Bonde
   

Muitas vezes, temos o costume de pensar que viagem boa é viagem para o exterior, de preferência para os Estados Unidos ou algum país da Europa e esquecemos quantas belezas temos perto de nós, tanto no Brasil, como nos países vizinhos. A Colômbia, por exemplo, que faz fronteira com o Amazonas, é terra de grandes belezas naturais e históricas, além de ter uma cultura muito rica.

Com muitos destinos, que podem agradar todos os gostos, o país vem atraindo turistas, principalmente, de toda a América do Sul, Central e também do Norte. Segundo a Proexport Colômbia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, os números só aumentam.

Em 2013, o número de turistas brasileiros cresceu e chegou a 92.875 visitantes, aumento de 8,1% em relação a 2012 - quando 85.947 viajaram para conhecer as belezas colombianas.

Conheça um pouco mais das maravilhas colombianas:

Sol e praia

Emoldurada por uma formosa baía, Cartagena das Índias é uma das cidades mais belas e conservadas da América, eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Perto da cidade amuralhada se encontra um moderno setor turístico, Bocagrande, com amplas praias, hotéis, restaurantes e discotecas. As melhores praias na área de Cartagena se encontram nas ilhas do Rosário, Barú e San Bernardo.

Divulgação/Norma Gòmez/Wikimedia Commons

Cartagena das Índias, capital do departamento de Bolívar, é a quinta maior cidade do país

A 700 quilômetros da costa continental colombiana se encontram o arquipélago de San Andrés, ilhas de corsários e piratas que oferecem excelentes serviços e atrações que costumam ser aproveitados ao som do reggae. Em San Andrés, há extensas praias de areia branca onde é muito comum a prática de esportes aquáticos.

Há também as ilhas de Providência e Santa Catalina que estão localizadas a oeste do Mar Caribe, a cerca de 240 quilômetros da costa da América Central e a 72 quilômetros ao norte de San Andrés. Chega-se a Providência por meio de pequenos aviões, que saem de San Andrés diariamente. Os locais representam dois pontos turísticos importantes do caribe Colombiano. ]

Divulgação

Ilha de San Andrés, a maior do arquipélago de mesmo nome - composto ainda pelas ilhas Providência e Santa Catalina

A cidade de Santa Marta, localizada no Caribe Colombiano, tem múltiplos encantos e é um destino exótico para diversas modalidades de turismo. A Serra Nevada de Santa Marta, cuja complexa rede de ecossistemas é única no planeta, oculta vestígios arqueológicos da cultura Tayrona. As praias do Parque Nacional Natural Tayrona, emolduradas por uma natureza virgem e exuberante, foram reconhecidas entre as mais belas do Caribe e do mundo.

Os rios que descem desde os glaciares da Serra Nevada procurando o mar Caribe estão povoados por bandos de papagaios, infinita variedade de aves e diversos outros animais.

Bogotá

Localizada sobre uma extensa planície a 2600 metros sobre o nível do mar, Bogotá - a capital do país - tem sete milhões de habitantes, é uma cidade moderna e com muita diversidade: são shoppings, muita variedade gastronômica, cultural e de entretenimento. Na Candelaria, os visitantes podem conhecer o Museu de Oro, o Museu Nacional e outros locais.

Divulgação/Vitrine Turismo

Tradicional e, ao mesmo tempo, moderna, Bogotá tem atrações para todos os gostos

Há múltiplas opções de alojamento para todo tipo de turistas, desde hotéis para mochileiros até estabelecimentos de luxo com todas as comodidades e facilidades para realizar negócios, congressos, convenções de alto nível ou simples turismo.

Aventura

Explorar os parques naturais, montanhas, vales, savanas, desertos, mares, lagos e rios é descobrir uma natureza exuberante, onde a prática de esportes extremos é uma permanente tentação.

Pela variedade de lugares, a Colômbia vem se consolidando como um destino especial para praticar o parapente. Santander, Vale do Cauca, a região de Bogotá (estado de Cundinamarca) e Medellín (estado de Antioquia), principalmente, estão entre as mais indicadas para voar pelas condições geográficas e de clima.

Reprodução/Colombia Travel

Turista praticando parapente em Santander - um dos 32 departamentos da Colômbia

Com tanta água que desce das montanhas colombianas é natural que existam muitos espaços para a prática do emocionante esporte de aventura chamado rafting. Entre as possibilidades oferecidas aos aventureiros, destacam-se: o rio Magdalena, no município de San Agustín (Huila); o rio Negro, em Cundinamarca; o rio Barragán, no departamento do Quindío (Triângulo do Café) e os rios Suárez, Chicamocha e Fonce no departamento de Santander.

A Colômbia não é somente um país tropical. Também possui um gigantesco jardim aquático, no Oceano Pacífico e uma piscina quase ilimitada no Mar Caribe. Na Costa do Caribe, é possível mergulhar em Barranquilla, Cartagena, Capurganá, Sapzurro, Golfo de Morrosquillo, Ihla Fuerte, La Guajira, Santa Marta, San Andrés, Providência e Santa Catalina. Já no Pacífico, o mergulho pode ser feito em Baía Solano, O Valor, Nuqui, Malpelo e Ilha Gorgona.

Catedral de Sal

A fé dos colombianos, um dos países com grande maioria católica da América Latina, produziu uma das maravilhas da Colômbia, que atrai milhares de turistas todos os anos para a cidade de Zipaquirá, onde está a Catedral de Sal.

Divulgação/Nidya Rincón

Muito famosa no mundo todo, a Catedral de Sal fica a 49 quilômetros de Bogotá, no departamento de Cundinamarca

Dentro da montanha, onde está a Catedral, o turista percorre um caminho entre formações salinas, que recriam a Via Sacra de Jesus. Em cada parada, um significado diferente para a Via Crucis.

Antes de entrar na Catedral, a primeira coisa que se vê é a praça das bandeiras, onde está a escultura da Virgem de Guasa (que significa água e sal), padroeira dos mineiros. No Cerimonial também estão a Cruz Cardinal, o monumento de mineração, as fontes de água e torre sineira.

Divulgação/Nidya Rincón

Localizada na nave central da Catedral, a cruz tem 16 metros de altura e encanta quem visita o local

O local recebe mais de 13 milhões de visitantes de todo o mundo e foi declarado Primeira Maravilha da Colômbia em 4 de fevereiro de 2007.

Conteúdo relacionado: