Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Santa Catarina

Brasil registra segundo caso de gripe aviária em animal doméstico

Fernando Narazaki - Folhapress
16 jul 2023 às 13:30
- Arquivo/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil teve o segundo caso confirmado de gripe aviária em animal criado domesticamente. A ave infectada estava em uma casa na cidade de Maracajá, em Santa Catarina. Foi o primeiro caso no estado em animal doméstico.


A secretaria de Agricultura do estado divulgou em nota, neste sábado (15), que foi constatada a infecção de uma ave estava em uma "criação de subsistência (fundo de quintal)".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

As amostras coletadas na ave foram levadas para o LFDA/SP (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo), que confirmou o diagnóstico para Influenza Aviária (H5N1) neste sábado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta segunda

FAB nega suspensão do recebimento de doações para o RS

Imagem de destaque
Até 31 de agosto

Rio Grande do Sul: Anvisa libera venda de álcool líquido 70% por causa das cheias

Imagem de destaque
Biblioteca e teatro

Prédios históricos da área central de Londrina amanhecem com sinais de fogo

Imagem de destaque
Desastres naturais

Fatores que levaram à tragédia no Rio Grande do Sul também estão presentes no Paraná

"(O caso) não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade), já que a produção comercial segue sem qualquer registro. Portanto, não devendo impactar no comércio internacional de produtos avícolas de Santa Catarina", informou a secretaria.

Publicidade


Imagem
Adapar confirma primeiro caso de gripe aviária no Paraná
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) informou, em uma nota publicada neste sábado (24), a detec&ccedi


No comunicado, o órgão afirma que estão sendo aplicadas medidas para erradicar os focos da gripe aviária no estado. A secretaria solicitou também que as pessoas comuniquem em caso de aves que apresentem dificuldades respiratórias, andar cambaleante, torcicolo, girem em seu próprio eixo ou mortalidade alta e súbita.

A comunicação pode ser feita pelo sistema e-Sisbravet ou em um escritório da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).

Publicidade

Este é o segundo confirmado no estado. Em 27 de junho, a secretaria anunciou um caso em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real em São Francisco do Sul.

O ministério da Agricultura confirmou 64 casos de gripe aviária no Brasil. O caso de Santa Catarina foi o segundo em uma ave de criação doméstica. O outro animal infectado foi em Serra (ES), em 27 de junho.

Até o momento, o Espírito Santo lidera com 29 casos, seguido pelo Rio de Janeiro (13), São Paulo (8) e Paraná (7). Paraná e Rio Grande do Sul também registraram casos. Sete amostras ainda estão sob investigação.


Imagem
Estado já fez 414 fiscalizações para reforçar controle da gripe aviária no Litoral
Desde que foi detectado o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Paraná (23 de junho) em uma ave sil
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade