Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sessões voltam nesta quinta-feira

Leis do Plano Diretor devem pautar o ano dos vereadores na Câmara de Londrina

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
01 fev 2024 às 09:45
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As sessões ordinárias da CML (Câmara Municipal de Londrina) retornam nesta quinta-feira (1°) e os vereadores terão, nos próximos meses, vários projetos estruturantes em pauta. 


As leis complementares ao Plano Diretor naturalmente terão espaço na rotina do Legislativo, mas outros temas também vão movimentar o dia a dia do Legislativo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à FOLHA, o presidente da Câmara, vereador Emanoel Gomes (Republicanos), afirma que o intuito é votar toda a legislação do Plano Diretor ainda neste ano - processo complexo, já que os textos são debatidos com a população. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


A Lei do Sistema Viário (PL n° 63/2023), por exemplo, será discutida em uma audiência pública no dia 26 de fevereiro. Até o momento, apenas a Lei da Divisão Territorial foi aprovada.

Publicidade


Ainda tramitam as leis de Parcelamento de Solo para Fins Urbanos (PL nº 140/2023), de Uso e Ocupação do Solo Urbano (PL nº 143/2023) e do Patrimônio Cultural (PL nº 230/2023); os códigos Ambiental (PL nº 231/2023), de Obras e Edificações (PL nº 234/2023) e de Posturas (PL nº 235/2023); e o PL n° 1/2024, que estabelece as diretrizes da AEU-DS (Área de Expansão Urbana de Desenvolvimento Sustentável), criada pela Lei da Divisão Territorial.


Outro tema que deve movimentar a CML é a Tarifa Zero no transporte coletivo, colocada em pauta por Gomes. Além do PL n° 224/2023, que busca apresentar os caminhos para a gratuidade do sistema e hoje está na Comissão de Justiça, Legislação e Redação, foi criada a Frente Parlamentar para Viabilização do Programa Tarifa Zero.

Publicidade


“É uma pauta nossa. Está crescendo esse movimento”, diz o vereador, pontuando que a Frente vai visitar cidades que já colocaram medida em prática para analisar os resultados. “Sabemos que isso não vai ser implementado como uma varinha de condão. Não é mágica. Tem que ter muito trabalho, tem que envolver os governos municipal, estadual e federal.”


Ao longo deste ano, outras frentes parlamentares que atuarão na Câmara são as de Proteção à Saúde Mental e de Luta por Atendimento Gratuito aos Animais. A operacionalização desse tipo de associação entre os vereadores ocorreu em 2023.


Além dos projetos colocados em pauta, Gomes afirma que o Legislativo vai precisar fiscalizar a concessão da Rodoviária, cujo edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre, e acompanhar a discussão sobre o Contorno Leste. Uma reunião em Brasília no dia 21 de fevereiro pode definir a inclusão da obra na concessão do pedágio.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Leis do Plano Diretor devem pautar o ano na Câmara de Londrina
Confira as principais leis e projetos em pauta na Câmara Municipal de Londrina, incluindo as atualizações do Plano Diretor e discussões sobre a Tarifa Zero no transporte coletivo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade