Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Suspeitos presos

O que se sabe até agora sobre a morte de Marielle Franco

Folhapress
26 mar 2024 às 09:45
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seis anos após o crime, a Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos apontados como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A operação da PF ocorreu após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre Moraes homologar a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, que confessou ser o executor do crime. De acordo com informações de investigadores, a colaboração de Lessa foi essencial para determinar os mandantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


Foram presos são o deputado federal Chiquinho Brazão, o irmão dele, o conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio) Domingos Brazão, e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil no Rio. Eles negam envolvimento no crime.

Publicidade


Saiba o que foi dito pelos investigadores sobre o envolvimento dos suspeitos:


DOMINGOS E CHIQUINHO BRAZÃO

Publicidade


Domingos Brazão foi citado no processo ainda no primeiro ano das investigações, em 2018. Naquela época, a suspeita era de que ele tentava obstruir as investigações.


Chiquinho mantém influência no Rio de Janeiro e tem indicados na Prefeitura da capital e no governo estadual. Tem também representantes na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa fluminense, Câmara Municipal da capital e de São João de Meriti.

Publicidade


Ambos foram apontados por Ronnie Lessa como mandantes da morte de Marielle.


Possível motivação

Publicidade


A PF afirma que divergências de Marielle na Câmara Municipal a projetos de autoria do então vereador Chiquinho Brazão prevendo a regularização de terrenos e construções ilegais nas zonas oeste e norte do Rio, "encontram-se no cerne da motivação do crime".


Segundo a PF, Lessa relatou ter ouvido queixas de Domingos Brazão a respeito da atuação de Marielle em áreas de interesse da família.

Publicidade


A polícia, contudo, relata que o ex-PM afirma existir a possibilidade de que um informante do grupo político tenha "superdimensionado" a atuação de Marielle no tema.


RIVALDO BARBOSA

Publicidade


É apontado pela PF, com base na delação de Lessa, como suspeito de ter arquitetado as execuções com os irmãos Brazão. Rivaldo nega as acusações e se diz inocente.


O delegado assumiu a direção da Divisão de Homicídios em outubro de 2015 e ficou até março de 2018, quando foi nomeado chefe da Polícia Civil, cargo que ocupou até 2019, com o fim da intervenção federal no Rio.


Segundo os investigadores, Rivaldo chefiava uma organização criminosa na Polícia Civil suspeita de cometer crimes variados, como corrupção, obstrução, tráfico de influência, fraudes processuais e abuso de autoridade.


Atuação no caso


Rivaldo teria agido para obstruir as investigações. No dia seguinte ao assassinato, já como chefe da Polícia Civil, anunciou a nomeação do delegado Giniton Lages para presidir as investigações.


Ginilton, segundo a PF, dificultou as diligências a pedido do superior. Ele foi afastado de suas funções neste domingo e nega as acusações.


A PF diz ainda que Rivaldo negou auxílio federal no início das investigações. Isso teria motivado um embate com a então procuradora da República Raquel Dodge, que chegou a pedir a mudança de competência das investigações por suspeita de obstrução no Rio de Janeiro.


OUTROS ENVOLVIDOS - MEDIDAS CAUTELARES


A esposa de Rivaldo e outros agentes da polícia alvos de mandados de busca e apreensão devem usar tornozeleira eletrônica. Eles também tiveram suspensos passaportes, porte de arma e cargo público.


GINITON LAGES


O que diz a PF: Então chefe da delegacia de homicídios, foi escolhido por Rivaldo Barbosa para conduzir investigações do caso Marielle. Teria tentado desviar o foco da apuração, inserido testemunha falsa e atuado de forma negligente, por exemplo, para obter imagens de circuitos de segurança de locais próximos ao crime.


O que diz a defesa: Lages disse à Folha de S.Paulo que nunca recebeu orientação de Rivaldo para deixar de investigar alguém e que sempre contou com independência.


MARCO ANTÔNIO DE BARROS PINTO (MARQUINHO DH)


O que diz a PF: Comissário de polícia, ele seria 'agente de campo' de Rivaldo e Giniton. A corporação afirma que o agente foi 'fundamental' para obstruir a investigação, ainda que não tenha participado do planejamento do crime.


O que diz a defesa: Não foi localizada.


ÉRIKA ANDRADE DE ALMEIDA ARAÚJO


O que diz a PF: Mulher de Rivaldo, a advogada seria laranja do marido em empresas de fachada para receber 'vantagens' de corrupção e do acobertamento dos crimes. Investigação cita saques e depósitos de valores em espécie que podem estar ligados a crimes.


O que diz a defesa: Não foi localizada.


Imagem
Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime
Ronnie Lessa, assassino da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, afirmou em seu acordo de colaboração premiada que ganharia lotes em um empreendimento imobiliário
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade