Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cenário eleitoral

Pré-candidaturas à Prefeitura sinalizam eleição aberta em Londrina

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
25 mar 2024 às 08:30
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aos poucos, ainda em meio à janela partidária, o cenário eleitoral de Londrina vai ficando mais claro. 


Um movimento importante na última semana foi o anúncio, feito pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), de que a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é sua pré-candidata à sucessão. Mas, desde o último mês, os possíveis postulantes ao cargo de prefeito estão ficando mais consolidados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), Bruno Ubiratan, se filiou ao PL e hoje é o pré-candidato da legenda, que tem o deputado federal Filipe Barros como liderança na cidade. O deputado federal Diego Garcia, presidente do Republicanos de Londrina, é pré-candidato pela agremiação; ainda entre os federais, a deputada Luísa Canziani (PSD) mantém sua vontade de concorrer em outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina


A situação dos pessedistas, que contam com a liderança do governador Ratinho Junior, ainda é incerta, uma vez que os deputados estaduais Tiago Amaral e Cloara Pinheiro podem ser escolhidos para concorrer pelo PSD.

Publicidade


Outra mudança importante nos últimos dias foi a anuência estadual e federal que o deputado Tercílio Turini recebeu para deixar o PSD. A tendência é que ele se filie ao MDB, também com o objetivo de concorrer à Prefeitura.


Para além de Maria Tereza e Ubiratan, outro nome da gestão municipal que se mantém como pré-candidato é o vice-prefeito João Mendonça (Podemos), mesmo sem o apoio expresso de Belinati.

Publicidade


Também já anunciaram pré-candidaturas a vereadora Mara Boca Aberta, pelo Avante; o professor André Trindade, pelo União Brasil; o ex-comandante do 5° BPM, coronel Nelson Villa, pelo PSDB, apesar de ainda não ter se filiado; o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT); o ex-vereador Rodrigo Gouvêa (PV); e a educadora Isabel Diniz (PT).


A advogada eleitoral Fernanda Viotto explica que a janela partidária - que começou no último dia 7 e segue até 5 de abril - é o momento em que o cenário dos municípios fica mais claro. É nela que os vereadores - no caso das eleições municipais - podem trocar de partido sem perder o mandato. E essas mudanças também dão a tônica da disputa majoritária.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Pré-candidaturas sinalizam eleição aberta em Londrina
O cenário eleitoral de Londrina começa a ficar mais claro com as pré-candidaturas anunciadas. Saiba quem são os possíveis postulantes ao cargo de prefeito e as alianças políticas em andamento.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade