Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Disputa pela Prefeitura de Curitiba

Seria difícil Beto Richa conquistar apoio no PL, afirma cientista político

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
17 mar 2024 às 12:30
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O quadro eleitoral de Curitiba esteve no noticiário nacional desta semana. O deputado federal Beto Richa (PSDB) chegou a ser convidado para se filiar ao PL, visando a disputa da Prefeitura de Curitiba, mas os planos não saíram do papel com a negativa do PSDB em conceder a carta de anuência para desfiliação. Apesar disso, o tucano diz que segue como pré-candidato, almejando o Executivo da capital.


É um cenário em que o ex-deputado federal Paulo Martins já vinha se colocando à disposição como pré-candidato do PL à majoritária. O deputado estadual Ricardo Arruda é outro que pode concorrer em outubro pela legenda - ele, inclusive, criticou a possibilidade de Richa se filiar ao partido de Jair Bolsonaro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Olhando as peças do tabuleiro político, a dúvida que fica é qual será o apoio do governador Ratinho Júnior (PSD), que deve ficar ao lado do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).

Leia mais:

Imagem de destaque
Apuração de denúncia

Mara Boca Aberta será ouvida pela Comissão Processante nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Eleições municipais

Nova regra do Tribunal Superior Eleitoral pode ampliar formas de campanha

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba


Na avaliação do cientista político e professor da PUC-PR, Mario Sérgio Lepre, a ida ao PL seria benéfica para Richa, já que o PSDB perdeu muita força nos últimos anos. O problema é que a confusão da última semana causou mal-estar no Partido Liberal. “Seria muito difícil trabalhar esse apoio [dentro do PL]”, acredita.


Lepre também avalia que Martins é um nome forte para concorrer ao Senado, na hipótese de Sérgio Moro (União Brasil) ser cassado e eleições suplementares serem convocadas no Paraná. Arruda, por outro lado, pode tentar se eleger deputado federal em 2026.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Seria difícil Richa conquistar apoio no PL, avalia cientista político
Existe incerteza sobre o apoio do governador Ratinho Júnior ao deputado federal Beto Richa, em meio às movimentações políticas para a eleição municipal de Curitiba. Saiba mais sobre o cenário eleitoral e as possíveis candidaturas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade