Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

STF forma maioria para tornar réus ex-integrantes da cúpula da PM-DF por 8/1

José Marques - Folhapress
15 fev 2024 às 11:25
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar réus sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal acusados de omissão nos ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar

Imagem de destaque
Processo corre em sigilo

Deputado estadual do PL é denunciado por concussão e lavagem de dinheiro

Imagem de destaque
38% de conclusão

Reforma da Câmara de Londrina deve ser entregue 'dentro do previsto', diz diretor

Eles foram denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República), e o processo é analisado por meio do plenário virtual da corte, em sessão que acontece até o dia 20. Até lá, o julgamento ainda pode ser paralisado.

Publicidade


Os policiais também foram acusados de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.


Já votaram a favor de aceitar a denúncia o relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Ainda não votou o ministro Luiz Fux.

Publicidade


Foram denunciados o então comandante-geral da PM-DF Fábio Augusto Vieira, o ex-subcomandante-geral Klepter Rosa, três coronéis, um major e um tenente.


A cúpula da PM-DF está presa preventivamente (sem tempo determinado) por ordem de Moraes.

Publicidade


De acordo com a Procuradoria-Geral da República, os policiais aderiram subjetivamente às ações delitivas dos golpistas que depredaram as sedes dos três Poderes, em vez de agir para evitar a destruição dos prédios públicos.


A PGR, afirma Moraes em seu voto, "indicou as diversas omissões, em tese dolosas, praticadas por responsáveis pela segurança pública no Distrito Federal e que contribuíram para a prática dos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023".

Publicidade


"Os fatos abarcados nessa contextualização remontam a período anterior aos atos de 8 de janeiro e demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais, como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal", afirmou o ministro.


Segundo as investigações, houve trocas de mensagens de teor golpistas antes dos atos.


"A conduta delitiva atribuída aos denunciados pela Procuradoria-Geral da República revela-se gravíssima, constituindo indevido e criminoso uso da estrutura da Polícia Militar do Distrito Federal com objetivo de romper a ordem democrática, através da tomada violenta dos prédios dos Poderes da República", disse Moraes em seu voto.


Imagem
Estudante de educação física de Cambé é preso pela Polícia Federal por abuso sexual infantil
A PF (Polícia Federal) de Londrina deflagrou nesta quinta-feira (15) a Operação Falcão Peregrino 2 em combate a crimes relacionados ao abuso sexual infantil.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade