Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Recurso julgado

TJ mantém absolvição de Barbosa Neto em suposta nomeação fantasma de assessor

Redação Bonde
03 jul 2020 às 09:42
- Marcos Zanutto/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná negaram um recurso do Ministério Público e deixaram intacta a decisão de primeira instância que inocentou Barbosa Neto, ex-prefeito de Londrina, da nomeação de um assessor técnico da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), mas que teria trabalhado em seu gabinete. O jornalista ocupou o cargo máximo do Executivo local entre 2009 e 2012, quando teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores. A votação no TJ foi unânime em manter a absolvição.

De acordo com a acusação, Barbosa e o então presidente da companhia, Lindomar Mota dos Santos, preservaram a função de Mário Sérgio de Marques Martins na assessoria do órgão durante seis meses - entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010 - "sem que este tivesse a obrigação de desempenhar funções inerentes ao cargo, permitindo-lhe a apropriação ilícita de quantias mensais referentes a sua remuneração, totalizando mais de R$ 34 mil", como os promotores relataram na ação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Nas audiências, Lindomar negou a cessão do comissionado. "Ele (Mário) executou trabalhos dentro do gabinete, mas em serviços que se relacionavam à CMTU. Ficou mais ao lado do prefeito de fato, mas por determinação interna para que se atentasse às demandas do local que estava lotado. Ele cumpriu da melhor maneira possível com as obrigações e não tinha a necessidade de comparecer ao prédio da CMTU". A FOLHA tentou contato com Santos, mas não obteve retorno.

Leia mais:

Imagem de destaque
Partida suspeita

CPI aprova convite a árbitros e presidentes do Tombense e do Londrina por jogo de 2023

Imagem de destaque
Reunião anual

É preciso engajar o jovem no debate político, diz presidente da CNBB

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

Continue lendo esta matéria na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade