Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas profissionais

Como planejar e organizar seu home office?

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
16 mai 2017 às 15:20
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trabalhar no conforto do lar já é uma realidade para 12 milhões de brasileiros, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Telatividades (Sobratt). Entre as facilidades, o trabalhador economiza tempo no trânsito, fica mais perto da família e acaba tendo um dia a dia mais féxivel. Porém, também acaba ficando difícil separar a vida profissional e pessoal.

Segundo as arquitetas Priscila Gouveia e Marília Villar, da Prima Projetos, a recomendação principal para facilitar a vida do profissional é reservar um espaço na casa só para ser o escritório de trabalho, por menor que seja. Caso haja disponibilidade de um cômodo só para o home office, ótimo! Mas, mesmo nos apartamentos menores, é possível fazer adaptações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Entre as dicas, na hora de escolher os móveis, opte pelos ergonomicamente confortáveis. Como o profissional vai passar a maior parte nesse ambiente, é importante escolher cadeiras ajustáveis", sugere Marília. Para a arquiteta, a iluminação é outro ponto que merece atenção, pois lugares com iluminação amarelada tendem a deixar a pessoa mais relaxada e sonolenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


"No espaço dedicado ao trabalho, recomendamos luz mais branca, pois ela estimula a produtividade. E caso o home office fique perto de uma janela, pode deixar a luz do sol entrar. Entre outros benefícios, ajuda deixar a pessoa mais alerta". Caso a iluminação não seja suficiente no ambiente, uma opção é usar luminárias de piso e de mesa. Sobre as mesas, elas são essenciais para a maioria das atividades, mas podem acabar pesando no bolso.


Assim, a arquiteta Priscila Gouveia sugere a substituição por tampos de madeira ou vidro e cavaletes, que até dão um charme a mais no ambiente. "Nos espaços pequenos, as bancadas também são úteis, mas elas devem ter o mínimo de 45cm de extensão". Outra dica para otimizar o espaço é usar gaveteiros, que ainda vão ajudar a manter a organização de documentos e materiais de trabalho. Pode-se investir num layout vertical, colocando prateleiras e nichos, que também serve para decoração, e armários altos acima da mesa de trabalho.

Já para identificar a área de trabalho, pintar a parede é uma maneira simples e funcional de delimitar o espaço. "Além disso, as cores também estão diretamente relacionadas como sentimos o ambiente. Cores quentes dão vida e luminosidade são indicadas para lugares que precisam de muita concentração, mas em excesso podem deixar o ambiente angustiante e cansativo, já os tons frios podem traduzir mais calma e seriedade, podem também estar relacionado a criatividade", explica a arquiteta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade