Como saber se é hora de substituir as esquadrias?

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Divulgação

Permanecer em casa durante o isolamento social imposto pelo Coronavírus levou as pessoas a repensarem planos que estavam aguardando uma oportunidade para serem realizados: estar com os filhos, cuidar de perto dos pais, ter mais tempo para si e por que não começar a tão desejada reforma da casa. Além disso, possibilitou um olhar mais calmo para o lar e a percepção de que ele precisava de ajustes. Problemas que antes não incomodavam tanto, como pequenos trincos, manchas de infiltração de água, mofos, portas empenadas e salas escuras passaram a gerar maior impacto sobre a família, que agora passa mais tempo em casa.

O período da pandemia trouxe ainda uma série de mudanças necessárias para viabilizar a nova rotina, como a readaptação dos ambientes da residência, seja para um escritório (home office), uma sala ou quarto de estudos para as crianças ou um hall de entrada multifuncional. Com isso, notou-se um maior movimento por manutenções e reformas, motivado pela disponibilidade de acompanhamento das obras e redirecionamento dos recursos gastos com lazer e turismo, por exemplo.

"No início da pandemia, observamos, através de nossos parceiros, um movimento de pequenas reformas e reparos feitos pelos próprios consumidores. Em seguida, devido ao prolongamento do tempo de confinamento, houve um aumento das reformas mais pesadas, com quebras de paredes e realizações de novos ambientes, incluindo investimentos em novas esquadrias, afirma Leonardo Sasazaki, Presidente da Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e alumínio.

Por que trocar as esquadrias?

Muitas vezes, as pessoas não percebem que o causador de um problema identificado em sua residência é a esquadria. Isso pode levar a ações ineficientes e a reformas precipitadas, quando, na verdade, os problemas são provocados pela instalação mal feita ou até pela falta de qualidade da esquadria.

"Por serem itens de acesso diário e que conectam o ambiente interno ao externo, as portas e janelas têm grande responsabilidade sobre problemas paralelos no imóvel, como trincos na parede devido à infiltração de água pela janela, mofo, entrada de vento, insetos e poeira, ruídos e trepidações, alta ou baixa temperatura do ambiente, baixa luminosidade, entre outros”, adverte Leonardo.

Estes problemas, por vezes, causam outros ainda maiores, como alergias, aumento de gastos com energia elétrica e acidentes irreparáveis. Reconhecer quando o problema é da esquadria e realizar a troca da porta ou janela pode representar o fim das noites mal dormidas (por ruídos ou temperaturas indesejáveis), trazer maior segurança física e patrimonial à família e reforçar o cuidado com a saúde de todos que frequentam o ambiente.

Cuidados na escolha

Como esquadrias são itens de grande impacto para o aumento da vida útil do imóvel, alguns cuidados são importantes na hora de escolher o modelo. Além da adequação à região e ao clima, deve-se prestar atenção à facilidade de limpeza e manutenção do produto, e se ele favorece a economia de energia ao potencializar entrada de luz e ventilação cruzada. Em tempos de pandemia, a facilidade de limpeza das esquadrias é fundamental, uma vez que são acessadas com frequência e precisam ser higienizadas.

As esquadrias também devem ter qualidade comprovada e certificação, isto é, precisam passar por testes repetitivos de abertura, fechamento, resistência mecânica e a intempéries, a fim de comprovar maior robustez e durabilidade. Outra coisa: durante a pandemia, ao contratar mão de obra para a instalação, é preciso seguir e respeitar os procedimentos de segurança à saúde.

Em função do aumento por informações e das dúvidas on-line sobre os produtos (gerados pelo isolamento social), a Sasazaki passou a disponibilizar um volume mais denso de conteúdo digital, com explicações sobre as diferenças entre os produtos da marca e detalhes que devem ser considerados na escolha de uma esquadria. No site www.sasazaki.com.br, é possível pesquisar as esquadrias por ambiente, tipo ou linhas de produto, gerar listas de favoritos, comparar modelos e conferir dicas de instalação.

Conteúdo relacionado: