Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Quarentena

Faça a sua horta em casa a partir de ervas e temperos comprados no mercado

Japi
30 abr 2020 às 17:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste período de quarentena, tempo necessário para a diminuição da proliferação do novo Coronavírus, as pessoas tendem a sentir falta de sair e do contato com a natureza. Uma dica para diminuir essa sensação é cultivar plantas em casa, a dedicação no cuidado delas poder ser um alento nestes tempos.

Uma ideia para começar é uma horta de ervas e temperos, que além de trazer a beleza do verde para dentro de casa, também são especiarias consumíveis que dão sabor e aroma às preparações culinárias. Outra vantagem é que ela pode ser produzida a partir dos alimentos comprados no mercado mesmo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Onde plantar

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Diferente daquilo que muitos acham, não é preciso um quintal com terra ou muito espaço para ter uma horta, é possível plantar em floreiras, vasos, vasos verticais ou até em embalagens recicladas. Veja alguns exemplos abaixo:

Publicidade


Floreiras
A maior vantagem das floreiras é o espaço, que permite hortas compactas para ambientes menores.



Vaso para plantar mais de uma espécie
Existem, no mercado, modelos específicos para este fim. Existem vasos pensados para facilitar o cultivo de temperos para quem dispõe de pouco espaço.

Publicidade



Horta vertical
Esta é uma boa opção para quem mora em apartamento, tem pouco espaço e quer aproveitar as paredes para cultivar uma horta. Há no mercado modelos modulares de vasos verticais.



O que e como plantar

Publicidade


Como toda e qualquer espécie de planta, cada uma tem sua especificidade de cultivo, e para facilitar o dia a dia dos cuidados, o indicado é que as escolhas sejam por espécies parecidas em regas e quantidade de luz solar.


Várias ervas e temperos, comprados no mercado mesmo, podem ser replantados a partir de galhos ou partes específicas. É o caso dessas 6 sugestões abaixo:

Publicidade


Alecrim, manjericão, hortelã e erva cidreira: Esses alimentos têm processos semelhantes para replantar. Primeiro corte alguns galhos, retire as folhas de baixo e mantenha as de cima. Coloque em um recipiente com água, que deve ser trocada a cada dois dias, e deixe em um local que receba bastante luz solar. Espere algumas semanas, até que as raízes cresçam. Depois é só transferir para um vaso com terra.


Cebolinha - Corte a parte branca, deixando um pedaço da parte verde. Coloque em um recipiente com água, cobrindo um pouco da parte branca. Troque a água diariamente. Em algumas semanas, a raiz crescerá e aí é só plantar em um vaso.


Salsão - O replantio do salsão é feito a partir da base, que costuma ser descartada. Corte e coloque ela em um prato pequeno ou tigela com água, com a base para baixo e o caule para cima, em local ensolarado e umedeça a parte de cima para não ressecar. Depois de uma semana, mais ou menos, folhinhas vão brotar no centro, aí é só transferir essa base para um vaso, cobrindo com terra, com exceção das pontas das folhas.

Mais fácil do que você imaginava, não é? Depois é só se dedicar a cuidar da irrigação e adubação, da necessidade específica de cada espécie, observar a saúde delas e esperar que cresçam para desfrutar de seu aroma e sabor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade