Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Impacto emocional

Abuso do uso de telas pode impactar relações amorosas e familiares

Redação Bonde com assessoria de imprensa
03 abr 2024 às 19:01
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso excessivo de computadores e celulares pode se tornar um problema grave, impactando relações amorosas e familiares e podendo provocar prejuízos para o psicológico, já que a pessoa acaba se afastando emocionalmente e tendo uma desconexão com o mundo real. 


O psicólogo Luti Christóforo explica que os prejuízos para as relações amorosas vem de uma negligência emocional e falta de comunicação, já que muitas vezes o tempo gasto nos dispositivos acaba substituindo momento de conexão íntima, o que "pode levar a sentimentos de solidão, ressentimento e até mesmo à deterioração do relacionamento".  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já no contexto familiar, o psicólogo explica que as consequências negativas podem existir a partir do momento que pais e filhos se sentem ignorados ou negligenciados quando um ou ambos os lados passam muito tempo em frente as telas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Conforme faixa etária

Confira dicas de pediatras de como evitar quedas de crianças

Imagem de destaque
33 anos depois

Magic Johnson diz que acorda às 4h para se manter saudável após HIV

Imagem de destaque
Análise

Renda e moradia são determinantes no consumo de ultraprocessados, aponta estudo

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023


Para Luti, a falta de interação cara a cara pode prejudicar o desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes, além de dificultar a construção de laços familiares fortes e saudáveis.

Publicidade


Além dos danos causados para os relacionamento interpessoais, o uso excessivo de telas pode contribuir para o aumento do estresse, da ansiedade e até mesmo da depressão, afetando negativamente o bem-estar emocional de todos os envolvidos. 

Publicidade


Portanto, para evitar que o uso excessivo vire um problema, o psicólogo aconselha o estabelecimento de limites para o uso dos dispositivos eletrônicos, priorizando assim a paticipação de atividades que promovam uma conexão pessoal e emocional.


Luti explica que priorizar o tempo de qualidade com outras pessoas, seja de maneira romântica ou entre familiares, pode fortalecer os laços afetivos e melhorar significativamente a saúde mental e o bem-estar de todos os envolvidos.


Imagem
Eu era o terror e cheguei ao fundo do poço aos 20 anos, diz Gisele Bündchen
Modelo lança livro no Rio e lembra alimentação desregrada e hábitos pouco saudáveis na juventude: 'Hoje em dia, abençoo o meu prato antes de comer'
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade