Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Amor patológico: quando o relacionamento faz mais mal que bem

Caroline Knup - Estagiária*
10 jun 2020 às 11:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O amor é, com certeza, um dos sentimentos mais famosos do mundo. As definições são muitas e variam de acordo com a área de estudo. Para a literatura, o amor é sentimental e romântico. Já para a biologia, não passa de um conjunto de ações que ativam neurotransmissores no cérebro. Seja como for, as definições para o sentimento são muitas e não existe um consenso sobre o significado do amor.

Mesmo assim, existe, na psiquiatria, o conceito de amor patológico, que pode ser definido como uma dependência emocional e comportamental extremamente destrutiva. Maria Letícia Rigon, psiquiatra da clínica Mahal, de Londrina, explica que o amor patológico pode ser percebido por meio de sinais, sintomas e comportamentos bastante característicos, como obsessão, controle, tolerância excessiva e abstinência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O indivíduo portador do amor patológico deixa de ter seus próprios compromissos e atividades de lazer em detrimento de cuidar do parceiro, de controlá-lo e/ou de elaborar planos que o agradem. Há um intenso desgaste emocional, já que a pessoa perde sua autenticidade, transformando-se, a curto e médio prazo, em um ser humano infeliz, mal-humorado, ansioso e, muitas vezes, até depressivo", diz a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Saiba mais

Gasto de empresas com plano de saúde não dará crédito para abater tributo

Imagem de destaque
Diz IBGE

Insegurança alimentar no Brasil ainda afeta mais os moradores do campo


Pessoas portadoras do amor patológico podem experimentar, ainda, alterações em sua saúde física diante da possibilidade de ficar perder o parceiro ou de experimentar distanciamento temporário, como taquicardia, respiração ofegante, alterações no apetite e no sono. "Todos esses sintomas surgem devido ao estresse crônico, motivado pelos pensamentos e comportamentos obsessivos. É notável que existem prejuízos até para o sistema imunológico", pontua Rigon.

Publicidade


Desse modo, o amor patológico é o completo oposto do amor saudável, que é reconhecido pelo indivíduo como uma emoção agradável, geradores de sentimentos bons e de estabilidade emocional. "O amor saudável promove o bem-estar do casal, baseado em uma relação de respeito, companheirismo, confiança e bom humor", pontua.


Quanto às causas do surgimento do amor patológico, Maria Letícia Rigon afirma que estudiosos acreditam que os aspectos afetivos vivenciados na infância determinam como o adulto irá desenvolver sua forma de amor. "Para a criança, amor significa toque, contato com a pele e presença física. Logo, crianças negligenciadas têm maior predisposição para desenvolver formas de amores menos saudáveis, buscando, ao longo da vida, saciar vazios afetivos", comenta.

Publicidade


A psiquiatra alerta que, em muitas situações, os parceiros de pessoas portadoras de amor patológico contribuem para a intensificação do transtorno. "A insegurança, a necessidade de controle e os demais comportamentos obsessivos podem ser reforçados pelo perfil abusivo dos parceiros, o que contribui para o agravamento do caso", diz.


Além disso, a especialista explica que existem diversas alterações hormonais envolvidas na arquitetura do amor. O amor saudável propicia o aumento de dopamina, endorfina, noradrenalina e vasopressina, hormônios que dão ao indivíduo a sensação de prazer de bem-estar, o que aumenta os fatores protetores do sistema imune. "Do outro lado, o amor patológico aumenta níveis de cortisol, produzindo estresse crônico no organismo daquele que o sente, o que traz uma série de prejuízos para sua saúde física e psíquica, podendo chegar à crise psicótica e até à morte em casos mais graves", alerta.

Publicidade


Portadores de amor patológico costumam vivenciar relações conflituosas desde muito cedo e, conforme a psiquiatra, têm facilidade em manter uma falsa sensação de normalidade. Desse modo, é comum que levem muito tempo para buscar ajuda média ou psicológica para aliviar os sintomas.


Quanto aos tratamentos, Rigon coloca que os mais indicados são a psicoterapia na linha psicodinâmica, bem como a frequência em grupos de ajuda. "Ainda não há tratamento medicamentoso específico para esse transtorno, mas sabemos que ansiolíticos e antidepressivos podem contribuir no alívio dos sintomas e dos comportamentos", finaliza.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade