Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Cuidado com o prazo de validade dos medicamentos

Julio Abramczyk - Folhapress
06 out 2020 às 08:30
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enquanto permanece em casa por causa da Covid-19, aproveite o tempo para reavaliar os remédios esquecidos nas gavetas.


Um estudo sobre a presença de remédios vencidos nos estoques caseiros foi publicado na revista Cadernos Saúde Coletiva por Máyra Rodrigues Fernandes e colaboradores da Universidade Federal de São João del-Rei, em Minas Gerais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os autores observaram alta prevalência de residências com remédios vencidos, principalmente os empregados eventualmente, como os analgésicos, antiespasmódicos, antimicrobianos e antieméticos (para controle de vômitos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Saiba mais

Gasto de empresas com plano de saúde não dará crédito para abater tributo

Imagem de destaque
Diz IBGE

Insegurança alimentar no Brasil ainda afeta mais os moradores do campo


O número de medicamentos vencidos por residência variou de zero a quinze. Eles dispensavam receita médica para serem adquiridos.

Publicidade


O protetor gástrico omeprazol se destacou no estoque de remédios por estar associado à também elevada presença dos anti-inflamatórios, com frequência relacionados a lesões no trato gastrointestinal.


Para os autores, o uso de medicamentos vencidos pode resultar em intoxicações e reações adversas, além da ausência de efetividade no tratamento.


Mas também deve ser considerado o crescente custo para o sistema de saúde. O Brasil está entre os dez maiores mercados farmacêuticos do mundo, já que o acesso gratuito aos remédios, através do SUS (Sistema Único de Saúde), é dever do Estado.

Máyra Fernandes conclui ressaltando a necessidade de serem implementadas ações educativas aos usuários de medicamentos através do SUS, visando reduzir o acúmulo de remédios em casa, minimizar desperdícios e garantir uso seguro da medicação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade