Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
IBGE

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos, sem pandemia de Covid-19

Folhapress
26 nov 2020 às 10:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Dados divulgados nesta quinta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou aos 76,6 anos em 2019, ainda antes da pandemia da Covid-19.

As mulheres ainda têm expectativa de vida maior, de 80,1 anos. Entre os homens, esse número é menor, ficando em 79,3 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A melhora da expectativa de vida em 2019 decorre do fato de o país ter reduzido a mortalidade infantil. No ano passado, foram 11,9 registros de mortes de crianças de até 1 ano para cada mil nascidos vivos - eram 12,4 em 2018.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Saiba mais

Gasto de empresas com plano de saúde não dará crédito para abater tributo

Imagem de destaque
Diz IBGE

Insegurança alimentar no Brasil ainda afeta mais os moradores do campo


Os dados divulgados nesta quinta são do ano passado, quando o Brasil ainda não havia sido atingido pela chegada do novo coronavírus, que até o momento já tirou a vida de mais de 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo, sendo mais de 170 mil brasileiros.

Publicidade


Os números fazem parte da Tábua de Mortalidade do IBGE, que fornece estimativas da expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, com data de referência de 10 de julho do ano anterior.


A pandemia, inclusive, adiou a realização do Censo Demográfico. Originalmente, o estudo seria realizado neste ano, mas foi adiado para 2021 por causa da pandemia. O custo estimado pelo governo para a pesquisa é de aproximadamente R$ 2 bilhões.


O censo ajudaria a pesquisa por trazer novos dados demográficos, que seriam aferidos com mais precisão. Estima-se a atual população brasileira em 210 milhões.

A Tábua de Mortalidade é feita com base em uma projeção em cima da mesma pesquisa de 2010, quando foram incorporados dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base no mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos por gênero e idade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade