Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições 2024

Justiça Eleitoral está preparada para combater fake news, afirma juíza de Londrina

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
18 fev 2024 às 15:16
- Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de as eleições municipais ocorrerem apenas em outubro deste ano, os eleitores e futuros candidatos precisam se atentar ao calendário da Justiça Eleitoral. Para tirar seu título ou regularizar a situação eleitoral, assim como alterar endereço e locais de votação, o prazo final é 8 de maio.


A data é a mesma para os jovens emitirem seus títulos. Em 2022, durante as eleições gerais, houve uma mobilização nacional da Justiça Eleitoral para estimular a participação da juventude no pleito. A tendência, explica a juíza da 146ª zona eleitoral de Londrina, Claudia Catafesta, é que isso ocorra novamente - com a realização de campanhas nas escolas e na comunidade, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Se o cidadão, o eleitor puder se antecipar e deixar isso resolvido para não perder o prazo e não enfrentar aquelas filas que a gente vê no penúltimo e último dia da regularização [é melhor]", diz a magistrada, citando que o momento do voto é o maior "exercício de cidadania".

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Até dia 8

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos


De olho nas eleições, um período central é a janela partidária, que ocorre de 7 de março a 5 de abril. É o momento em que vereadores e vereadoras podem trocar de partido sem perder o mandato. Já a data-limite para estabelecer filiação partidária e domicílio eleitoral é 6 de abril, seis meses antes do pleito.

Publicidade


As convenções para formação de coligações e escolha de candidatos poderão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. O registro das candidaturas vai até 15 de agosto.


Questionada sobre a atuação da Justiça Eleitoral na preparação do pleito, Catafesta ressalta que o trabalho é “ininterrupto” e que, ao seu lado, uma juíza e dois juízes estão à frente das outras zonas eleitorais da cidade.

Publicidade


A magistrada aponta que a Justiça Eleitoral tem expertise no combate às fake news e que isso tem melhorado ano a ano. O mesmo vale para a IA (Inteligência Artificial) classificada como "nociva" pela juíza. “Essa é a informação que recebemos ontem [quinta-feira, 15] do atual presidente [do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson]. Essa foi a resposta dele, que a Justiça Eleitoral está preparada e se preparando cada vez mais para essa situação”, acrescenta.


O Tribunal possui o projeto Gralha Confere, que recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais. Para utilizar, basta salvar o número (41) 3330-8500 no celular e enviar uma mensagem para o contato por WhatsApp.


VEJA A ENTREVISTA NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Justiça Eleitoral está preparada para combater fake news, diz juíza
Saiba como a Justiça Eleitoral está se preparando para combater as fake news durante as eleições municipais. Conheça os prazos e responsabilidades dos eleitores e candidatos.
Imagem
Concurso da prefeitura de Londrina divulga cargos e banca organizadora
O concurso da prefeitura de Londrina definiu os cargos que estarão no certame e a organizadora.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade