Sustentabilidade na empresa: saiba como engajar os funcionários

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

A responsabilidade social corporativa está em crescente ascensão. Isso porque as organizações passaram a dar mais importância e destaque para questões sociais e sustentáveis. Ademais, os consumidores analisam o que as empresas fazem e acompanham se agem de forma honesta e verdadeira com o meio ambiente e com questões de igualdade e representatividade, tanto em campanhas quanto internamente com contratações, por exemplo.

Reprodução/Pixabay

A sustentabilidade é um dos fatores que contribui para que uma organização tenha uma boa imagem e reputação diante de consumidores e do mercado como um todo. No entanto, criar campanhas e políticas de sustentabilidade por si só não dá resultado - o engajamento dos colaboradores para a causa faz total diferença. Portanto, incentivar os funcionários a entrar nessas práticas sustentáveis dentro e fora do trabalho vai agregar muito mais valor ao negócio.

Confira abaixo três maneiras de engajar os funcionários e criar uma boa política de sustentabilidade na sua organização:

Otimize o ambiente de trabalho - Antes de qualquer ação de sustentabilidade dar certo, o ambiente de trabalho precisa ser favorável às práticas "verdes”. Ou seja, é preciso que os líderes estejam abertos para mudanças antes de disseminar as ideias aos demais colaboradores.

Portanto, otimizar o ambiente e criar uma política de sustentabilidade antes de colocar em prática é o primeiro passo.

Prepare os colaboradores - Com o ambiente já otimizado, chega o momento de dedicar tempo para preparar os colaboradores, ou seja, criar uma cultura sustentável, capacitando todos os envolvidos na organização.

Dar treinamento, palestras e reuniões para disseminar o assunto são algumas das opções a se fazer. Isso contribui tanto para agregar conhecimento quanto para que eles entendam a importância disso para a empresa.

Crie campanhas internas de conscientização - Por fim, para disseminar as práticas sustentáveis e engajar de fato os colaboradores, é essencial que eles saibam quais ações podem ser feitas no cotidiano da empresa, como separar o lixo, reaproveitar materiais e reduzir gastos, por exemplo.

Para isso, faça o bom uso da comunicação interna (endomarketing). É possível criar cartilhas para informar o que pode ou não ser feito, além de colocar plaquinhas com avisos sobre o uso consciente de papel e copos descartáveis.

Para reduzir o uso de copos descartáveis, por exemplo, proporcione alternativas aos colaboradores, como o uso de canecas personalizadas da empresa. Para isso, se houver budget disponível, há a possibilidade de criar um kit sustentável em busca de disseminar as novas políticas com a caneca e outros materiais.