Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'O Caminho de Volta'

Ben Affleck reflete em filme sua própria luta contra alcoolismo

Folhapress
12 mai 2020 às 10:42
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"O Caminho de Volta", recém-disponibilizado em streaming no Brasil, é um filme que faria pouco sentido se não tivesse Ben Affleck à frente. A narrativa é centrada num ex-jogador de basquete que luta contra o alcoolismo por meio do incentivo, como treinador, a um time de jovens promessas do esporte, como ele foi um dia. Todo o interesse do longa vem do fato de que ali está de alguma forma refletida a história de Affleck atrás das câmeras.

O ator de 47 anos também encampou seu próprio combate contra o vício em bebida - na medida em que se pode usar esse verbo no pretérito -, tendo passado três temporadas em clínicas de reabilitação, a última delas em 2018.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tudo isso ele abriu em preciosa entrevista ao estilo jogo aberto com o New York Times, em fevereiro (o que parece pré-história no calendário do coronavírus). Ele atribui, por exemplo, o fim de seu casamento de 13 anos com a atriz Jennifer Garner às consequências do alcoolismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento da cultura

José Olympio, reeleito chefe da Bienal, diz que Rouanet é fundamental para o Brasil

Imagem de destaque
Filme biográfico

Kristen Stwart aparece como Lady Di em novo pôster de 'Spencer'

Imagem de destaque
Privilegiados

De Alexandre Pato a Marco Pigossi, veja famosos vacinados contra Covid fora do Brasil

Imagem de destaque
Pior audiência da história

Oscar 2021 perde mais de 13 milhões de espectadores


A peça jornalística serve como espécie de leitura complementar obrigatória para o filme: sem ela, não se alcança o que pode haver de atrativo no material filmado.

Publicidade


Isso porque, ainda que haja alguma inventividade no tom sombrio que Gavin O'Connor imprime ao filme, a história do técnico inspirador e de temperamento dificil já foi contada 1 milhão de vezes - e muito melhor.


O filme recai em quase todos os cacoetes do gênero, dificulta pelo clichê o interesse por qualquer uma das partidas de basquete e impossibilita, na prática, o envolvimento com a história de qualquer personagem além do principal.

Publicidade


Outrora galã de Hollywood, Affleck se exibe como um homem abatido desde os primeiros minutos de tela, acima do peso, de barba oleosa e uma cara fechada que se abre às vezes em grunhidos.


O vício do personagem surge em momentos de impacto, como a latinha de cerveja colocada na saboneteira em todo santo banho e as cenas em que o protagonista, anestesiado de beber, é carregado quase inerte para longe do balcão do bar, mantendo os olhos abertos só por acaso.

Publicidade


Há uma dose cavalar de humilhação em cena, e o mais intrigante é imaginar o quanto daquilo fez parte da vida do ator milionário –que admite ter usado o personagem para seu processo terapêutico–, num efeito curioso de duplicação da empatia.


Embora tire esse material poderoso da própria experiência, Affleck nunca foi bom ator e assim segue, ainda que tenha sido bem dirigido em performances eficientes por cineastas como David Fincher, em "Garota Exemplar", de 2014, e Gus Van Sant, em "Gênio Indomável", de 1997.

Publicidade


Também foi bem conduzido por si mesmo em "Argo", de 2012, thriller enérgico que passou a ser detestado após ganhar o Oscar, mas que representou a coroação de uma bem-sucedida incursão de Affleck na direção, na virada para os anos 2010.


De lá para cá, sua carreira atrás das câmeras esfriou, entre projetos ruins ("A Lei da Noite") e cancelados (o finado Batman que seria estrelado e dirigido por ele), o que tem relação, não é difícil concluir, com as lutas empreendidas pelo ator em sua vida pessoal.

Publicidade


É esse conto de bastidores que dá verniz a "O Caminho de Volta" como registro histórico, em que uma estrela de primeira grandeza exibe seus monstros sem maquiagem, sem glamour e sem qualquer expectativa de glória.


O CAMINHO DE VOLTA

Onde: disponível em plataformas como Google Play, AppleTV, Vivo Play, Looke e Now
Classificação: 16 anos
Elenco: Ben Affleck, Al Madrigal, Janina Gavankar, Michaela Watkins
Produção: EUA, 2020
Direção: Gavin O'Connor
Avaliação: regular


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade