Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pirataria

Quase metade dos brasileiros ainda usa a pirataria para ouvir música, diz pesquisa

Redação Bonde com Folhapress
12 dez 2023 às 15:17
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), aponta que o Brasil está acima da média global no consumo de música, mostrando que o tempo consumido pelos brasileiros ouvindo música é, em média, de 24,9 horas semanais, contra as 20,7 do resto do mundo.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

As informações estão no relatório "Engaging With Music 2023", que examina como as pessoas em todo o mundo acessam, se envolvem e se sentem em relação à música.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


A pesquisa é feita com base nas respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países. Em média, os brasileiros usam 9 métodos diferentes para consumir música, dois a mais do que o resto do mundo.

Publicidade


"O fato das informações nacionais estarem em geral bastante próximas às médias globais demonstra que o setor de música gravada no Brasil está em linha com o que se pratica nos principais mercados musicais do mundo", afirmou Paulo Rosa, Presidente da Pró-Música Brasil.


Segundo o relatório, o país ficou na frente no consumo de música não licenciada, ou seja, através de meios considerados ilegais, já que 47% dos brasileiros recorrem à pirataria para ouvir música, contra 29% do resto do mundo.

Publicidade


O Brasil também sai na frente, comparado a média mundial, no que diz respeito à importância dada à criatividade humana para produzir música na era da inteligência artificial. Cerca de 85% concordam que a criatividade humana deve ser protegida frente ao avanço da IA, contra 79% do mundo.


Enquanto, em média, os ouvintes de outros países escutam 8 gêneros musicais, o brasileiro ouve mais de 10 gêneros. A música foi associada à saúde mental por 83% dos brasileiros, contra a média mundial de 71%.


Entre os ouvintes que assinam alguma plataforma de streaming para acessar músicas, as principais razões apontadas foram a possibilidade de ouvir a qualquer momento, a ausência de anúncios que interrompem as canções e a possibilidade de acessar milhões de músicas em uma só plataforma.


Imagem
Após 13 anos, parceria entre Londrina EC e SM Sports chega ao fim
Londrina e SM Sports assinaram na noite de segunda-feira (11) a rescisão do contrato de parceria no futebol alviceleste.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade