Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira receitas

Você sabe diferenciar muffins de cupcakes? Aprenda mais sobre essas delícias

Redação Bonde
18 fev 2014 às 12:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você vai à confeitaria e vê uma vitrine recheada daqueles lindos e delicados bolinhos, expostos em forminhas de papel colorido e sua boca enche de água. Chama a balconista e diz que quer experimentar um dos bolinhos. Mas, para complicar sua vida, ela pergunta se você prefere cupcakes ou muffins. E você, especialista em comer e uma negação em culinária, fica olhando para a moça com aquela cara de quem não sabe o que responder, mas tem vergonha de perguntar. Mas não se sinta sozinho neste universo, a maioria das pessoas não sabe a diferença.

Tudo bem que comer é muito mais gostoso do que entender sobre certos assuntos gastronômicos, mas para não entrar neste tipo de saia justa não custa pesquisar um pouquinho e descobrir algumas coisinhas interessantes, como a diferença entre um cupcake e um muffin, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Então vamos lá. Tanto os muffins como os cupcakes são bolinhos individuais, mas apesar de serem assados no mesmo tipo de forminhas, representam dois tipos de bolos com massas bem diferentes.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


No cupcake a massa é a de bolo amanteigado tradicional, porém bem mais leve e mais doce, feita conforme as técnicas tradicionais, geralmente iniciando o preparo batendo a manteiga e o açúcar até que forme um creme branco. A gordura usada no preparo é a manteiga em temperatura ambiente e os ovos são batidos e incorporados a esse creme. Eles também levam cobertura - de chantily, ganache e outros cremes. São aqueles miniblos fofinhos, coloridos, que de tão bonitos dá até pena de comer.

Publicidade


Já a massa dos muffins costuma ser mais densa, pesada e leva menos açúcar. São mais fáceis de consumir e menos enjoativos. Combinam muito com café!


O muffin é um tipo de quick bread, ou seja, sua massa é feita com uma técnica simples e rápida, em que os ingredientes secos são misturados em uma tigela e os líquidos em outra, para logo em seguida todos serem misturados rapidamente. Nesse tipo de bolo a massa não deve ser batida, apenas misturada ligeiramente com um garfo ou uma espátula. A gordura usada no preparo é sempre em forma líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida, e os ovos são ligeiramente batidos, apenas para misturar.

Publicidade


Como é preparado para o café da manhã ou lanche da tarde, os muffins têm a característica de incorporar ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias, mas podem também receber gotas de chocolate, coberturas em calda. O muffin é um bolo que não costuma esfarelar e tem uma aparência mais dura.


Origens

Publicidade


Os cupcakes datam do século XIX, do tempo em que o forno não dava conta de assar bolos grandes e o jeito era usar latas ou xícaras. São minibolos decorados com confeitos, ganache, creme de manteiga ou pasta americana.


No que se refere aos muffins, há controvérsias. Os alemães garantem que a palavra ‘muffen’, que quer dizer "pequeno bolo", dá origem definitiva ao nome. Os franceses, por sua vez, defendem ‘moufflet’, macio. Mas a terra-natal é a Inglaterra, onde a tradição os relaciona aos dias frios, à geléia e ao chá. A massa, versátil, aceita chocolate, banana e até ingredientes salgados. Na Inglaterra também são conhecidos como "fairycakes" ou "bolinhos mágicos".

Publicidade


Agora que você já sabe diferenciar cupcakes de muffins, também pode se aventurar na cozinha e preparar você mesmo essas pequenas delícias. Para agradar diferentes paladares, a marca Nita Alimentos elaborou cinco receitas para você preparar essas pequenas gostosuras. As sugestões são da culinarista Edivânia Reis. Escolha a sua e delicie-se!


Cupcake de nozes

Publicidade


Ingredientes:


- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colhe r(chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de nozes picadas

Publicidade


Modo de preparo:


Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, a canela, o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, acrescente os ovos batidos, o óleo e as nozes picadas. Distribua a massa em forminhas de papel, dentro de formas próprias para a confecção de cupcakes. Coloque-as numa assadeira e asse no forno pré-aquecido a 180 °C por, aproximadamente, 30 minutos. Deixe esfriar e decore com pasta americana e confeitos.


Cupcake com cobertura de doce de leite


Reprodução
Reprodução


Ingredientes:


Massa


- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 200g de manteiga amolecida
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 10 gotas de essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) de Fermento em Pó Nita
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio


Cobertura


- 350g de doce de leite


Modo de preparo:


Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente os ovos, um a um, sempre batendo. Acrescente a essência de baunilha, a farinha de trigo e o leite e bata até ficar bem homogênea. Por último misture o fermento e o bicarbonato. Coloque em forminhas de papel, dentro de formas para cupcakes, e leve para assar em forno médio por aproximadamente por 30 minutos. Faça um furo central. Com um bico pitanga, preencha com doce de leite e continue fazendo a decoração.


Cupcake de chocolate


Reprodução
Reprodução


Ingredientes:


Massa


- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 6 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- 150g de chantilly para decorar


Modo de preparo:


Na batedeira coloque o açúcar e a manteiga, bata bem até ficar um creme claro. Junte o chocolate em pó e bata mais. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem depois de colocá-los. Adicione alternadamente a farinha peneirada com o fermento e o leite. Coloque em forminhas de papel, dentro de forminhas para cup cake de alumínio ou silicone, e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. Decore com chantilly e confeitos.


Muffin de goiabada


Reprodução
Reprodução


Ingredientes:


- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) açúcar
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- 1 ovo
- 1/2 xícara (chá) de margarina sem sal
- 1 colher (café) de sal
- 1 copo de iogurte natural
- Pedaços de goiabada


Modo de preparo:


Misture em uma vasilha todos os ingredientes secos: farinha de trigo, açúcar, canela e fermento. Abra uma cavidade e coloque o ovo, a manteiga e o iogurte, mexa bem. Coloque metade da massa em forminhas de papel, dentro de forminhas de alumínio untadas e polvilhadas. Acrescente um pedaço de goiabada e cubra com outra parte de massa. Leve para assar em forno médio por uns 25 minutos. Não preencha toda a forminha de massa, pois ela vai crescer.


Muffin de banana


Reprodução
Reprodução


Ingredientes:


- 1 mistura de bolo de banana
- ¾ de xícara (chá) de leite
- 3 ovos inteiros
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 2 bananas nanicas fatiadas


Bananas caramelizadas


- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 bananas fatiadas


Modo de preparo:


Em uma tigela coloque a mistura Nita Cook Banana os ovos, o leite, a manteiga ou margarina. Bata até obter uma massa lisa e homogênea na batedeira durante 4 a 5 minutos em velocidade alta. À mão, bata por 6 a 7 minutos. Despeje a massa em forminhas para muffin, coloque uma fatia de banana dentro de cada muffin e leve ao forno pré-aquecido (180°C). Asse até dourar.

Em uma panela caramelize o açúcar com a água, em fogo baixo. Coloque as bananas e retire do fogo.
Dica: Substitua a banana fatiada por cubinhos de maçã. (Fonte: Nita Alimentos)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade