Delicioso PF de frango grelhado e bacon crocante com creme de milho

   

Rende - 4 poro(es)ões
Preparo fcil


Ingredientes

- 2 peitos de frango cortados na metade no sentido longitudinal

- Suco de 1 limão

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 2 xícaras (chá) de leite

- 200 g de milho verde

- 4 fatias de bacon

- Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Vamos falar de comida de afeto? O frango com creme de milho é um prato tão querido que, além de ter lugar cativo no coração dos comensais (paulistas principalmente), está sempre presente nos cardápios de restaurantes que servem pratos feitos, executivos e comerciais. Não me admira, pois a dupla é mesmo perfeita.

À milanesa ou grelhado, o franguinho bem temperado parece ser o par mais acertado para o creme untuoso feito de milho. Normalmente, o duo é servido acompanhado de arroz branco, mas apenas a combinação frango e milho já dá conta do recado.

Há alguns relatos que dizem que o creme deriva de uma receita do sul dos Estados Unidos. O "creamed corn" (milho cremoso, na tradução), no entanto, assemelha-se muito mais ao que conhecemos como angu de milho.

O creme de milho que normalmente acompanha o frango do PF (que pode ser peito, pode ser galeto, pode ser coxa e sobrecoxa e pode até ser frango frito) é um acompanhamento que usa como base o molho bechamel francês. Ou seja, em vez de apenas misturar milho, leite e manteiga, faz-se o molho branco como base e a ele é acrescentado o grão.

O uso do milho é típico do interior do país, notadamente São Paulo e Minas Gerais e parte do Centro-Oeste, onde os índios cultivavam o grão e tinham parte de sua alimentação baseada nele.

Segundo Carlos Alberto Dória e Marcelo Corrêa Bastos em "A Culinária Caipira da Paulistânia" (ed. Três Estrelas), "vários produtos eram obtidos do milho verde recém-colhido, tanto na dieta indígena como na caipira", tendo restado até hoje preparações como curau, pamonha e mingaus.

Esse creme de milho que conhecemos e que ensino hoje certamente tem suas raízes na nossa cultura indígena, embora tenha sido transformado com as bases da gastronomia francesa.

Prepare

- Derreta a manteiga em uma panela. Quando estiver líquida, adicione a farinha. Mexa bem com um fouet

- Acrescente o leite, sem parar de mexer, até engrossar. Desligue

- Bata metade do milho no liquidificador com um pouco de água até ficar homogêneo

- Leve o milho batido e em grãos na panela. Acenda novamente o fogo e cozinhe dois minutos, sem parar de mexer

- Tempere com sal e pimenta e reserve

- Frite o bacon em uma frigideira grande até ficar bem dourado. Espere esfriar e reserve a frigideira com a gordura

- Quando o bacon estiver frio e durinho, pique para servir em cima do creme de milho

- Tempere o frango em temperatura ambiente com sal, pimenta e limão e reserve por 15 minutos

- Doure dos dois lados, por cerca de cinco minutos cada, na mesma frigideira que fritou o bacon. A gordura dará sabor especial ao frango. Para checar o ponto da carne, espete com um garfo na parte central -deve soltar suco sem cor; se estiver rosado é porque o frango ainda está cru

Fonte da receita: Folhapress


Gostou desta receita? de sua nota:

Conteúdo relacionado: