Jambalaya

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

A receita de hoje é um verdadeiro tour por culturas de vários lugares!

Segundo consta, é em New Orleans (mais conhecida pelo jazz) que você poderá saborear os mais tradicionais jambalayas!

A receita surgiu ali naquela região, e foi aperfeiçoada ao longo do tempo, somando elementos levados pelos imigrantes de origem francesa, que ali chegaram após uma passagem pelo Canadá, e também características oriundas de populações de ascendência espanhola e de refugiados negros que ali chegaram a partir do Haiti.

Há muita controvérsia a respeito da origem mais precisa da receita e de seu nome, mas existe um relativo consenso de que é um prato que sofreu influência de diversas culturas até chegar nas formas contemporâneas de apresentação, caracterizadas pela riqueza de sabores.

Vale mencionar que nós procuramos adaptar a receita, para que os passos fossem simplificados, procurando não comprometer de forma considerável o resultado final.

Feitas as considerações preliminares, vamos à nossa versão da receita!

Ingredientes:

300g de peito de frango em cubinhos

300g de presunto magro em cubinhos

300g de camarão pré cozido

1 e 1/2 copos de arroz parboilizado

2 cubos de caldo de frango

6 pimentas comari do Pará

1 cebola

2 dentes de alho

5 tomates, sem sementes, em cubinhos

1/2 maço de salsinha

sal

temperos

Modo de Fazer:

Vale lembrar, inicialmente, que você deve usar uma panela grande o bastante para acomodar todos os ingredientes. Eu aproveitei para inaugurar um tachinho esmaltado que comprei esses dias.

Nessa receita, eu uso a chama do fogão com fogo médio.

Doure a cebola, cortada em finas rodelas, em um fio generoso de azeite.

Quando a cebola estiver começando a dourar, esprema dois dentes de alho.

Quando a cebola e o alho já estiverem refogados, junte o frango em cubinhos e vá mexendo.

Quando o frango estiver refogado, junte o presunto em cubinhos, continue mexendo.

Quando o presunto também estiver corado, junte o camarão, e refogue mais um pouquinho (deixando evaporar alguma água que o camarão eventualmente soltar). IMPORTANTE: se você comprar o camarão fresco, coloque ele em uma panela com água fria, leve ao fogo mais brando possível, e espere levantar fervura. Depois tire as cascas e reserve ele já pré-cozido assim, para a receita que estamos fazendo.

Com tudo já dourado, junte os tomates picadinhos e deixe eles cozinharem por aproximadamente 5 minutos.

Acrescente os cubos de caldo de frango e mexa para diluí-los na água que o tomate soltou, e também adicione o sal e os temperos (vale sempre lembrar que eu uso o sal temperado preparado pelo meu pai, que leva, por exemplo, noz moscada e cominho na composição), inclusive a pimenta, bem picadinha.

Junte, em seguida, o arroz (é bastante interessante utilizar arroz parboilizado... pelas características desse arroz, você poderá mexer a receita até o final, garantindo que o fundo não grude, sem correr o risco de quebrar os grãos), e misture bem. Vai parecer que o arroz praticamente sumiu, mas ele vai crescer durante o cozimento e a receita vai ficar interessante, podem acreditar.

Acrescente água suficiente para cobrir todos os ingredientes, e deixe cozinhar. Vá mexendo o fundo, de vez em quando, para evitar que queime (devo confessar que, nesse dia, acabei bobeando um pouco nessa parte, e o fundo acabou queimando um pouco). Em seguida, você também já pode acrescentar a pimenta, bem picadinha, e mexer bem.

Quando a água estiver secando, prove para conferir o tempero e assegurar que o arroz já está cozido (se não estiver, acrescente mais um pouco de água).

Quando tudo estiver no ponto, com a água já tendo evaporado, apague o fogo, e salpique, por cima, folhas de salsinha bem picadas.

Sirva ainda quente.

Você pode, se quiser, fazer o prato ser acompanhado de uma salada verde temperada com sal e limão. De qualquer forma, essa receita, mesmo sozinha, já garante bem a festa!

Fica uma delícia, pessoal!

Algumas pessoas podem torcer o nariz para a ideia de misturar, em uma mesma receita, camarão e presunto; mas podem acreditar que vale a pena experimentar!

Esperamos que vocês gostem!

Como sempre, estão todos convidados a participar com comentários, críticas, sugestões e tudo mais.

Fica, também, todo mundo sempre convidado a mandar suas próprias receitas e resenhas sobre bebidas, restaurantes, bares, ingredientes etc.

Para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e também de outras notícias que compartilhamos apenas por lá, curta nossa fanpage!

É isso aí!

Um abração e inté,

Thiago "Virgulino"