Lulas Recheadas ao Forno

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Esse é o primeiro post da "Cozinha do Virgulino" como parte integrante do Bonde, e nós estamos muito felizes por esse espaço para divulgar receitas e resenhas sobre assuntos relacionados a gastronomia!

Com o tempo, a gente vai intercalando receitas mais simples e mais sofisticadas, mas a ideia, aqui, é a seguinte: se até eu consigo preparar, você também consegue, pode apostar!

Para começar, uma deliciosa receita de lulas recheadas ao forno.

As lulas são moluscos ricos em selênio e vitamina B12, e dão pratos deliciosos, compondo verdadeiras iguarias da gastronomia mediterrânea e oriental.

O segredo no preparo da lula está na temperatura e no tempo de cozimento. Esqueça as dicas para sair martelando a lula, ou para cozinhar antes de fritar. Se você usar fogo alto, o tempo deve ser baixo; se você usar fogo bem baixinho, o cozimento deve passar dos 30 minutos. O que fica no meio termo (do fogo ou do tempo) deixa a lula emborrachada; simples assim.

A receita de hoje pede fogo baixo, e, assim, exige um pouquinho mais de paciência em relação ao tempo.

O resultado, contudo, compensa muito o tempo e o trabalho: as lulas ficam no ponto perfeito, e o prato fica realmente diferenciado.

Vamos lá!

Ingredientes:

500g de lulas inteiras (sem os tentáculos, que podem ser usados em outras receitas) limpas

500g de camarão médio/pequeno limpo

1 pimentão vermelho pequeno em cubinhos

1 sachê de molho de tomate

1/2 cebola em cubinhos

3 dentes de alho picadinhos

catupiry

mussarela fatiada

sal temperado

azeite

Modo de Fazer:

Coloque as lulas com água (1 litro e meio) e sal a gosto na panela de pressão. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Deixe a pressão ir saindo naturalmente.

Em outra panela, refogue a cebola e o alho em um fio generoso de azeite.

Quando a cebola e o alho estiverem dourados, junte o pimentão, mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos.

A seguir, adicione o molho de tomate e sal a gosto, abaixe o fogo, adicione o camarão, mexa, e deixe cozinhar (por aproximadamente 5 minutos, durante os quais você mexe uma vez ou outra, para garantir cozimento uniforme), até ele estar rosado (nesse ponto você pode adicionar um pouquinho de coentro, se for do seu gosto). Apague o fogo e reserve.

Tire a pressão, abra a panela e retire as lulas.

Com cuidado, para não queimar as mãos, e com a ajuda de uma colher pequena, coloque os camarões, um a um, no fundo das lulas (vá utilizando a colher para empurrar os camarões até o fundo, e não encha completamente). Complete com o catupiry (que atuará na vedação, dispensando palitos de dente). Atenção: você vai fazer um pouco de bagunça nessa fase, não adianta (rsrs)!

Leve as lulas a um refratário untado com azeite. Por cima, distribua o restante do molho de camarão e finalize com as fatias de mussarela. Leve ao forno, pré-aquecido, em temperatura média-baixa, por 10 minutos, para derreter o queijo.

Está pronto!

E o resultado é realmente recompensador!

Fica delicioso! Os sabores e texturas formam um conjunto muitíssimo interessante!

Você pode servir esse prato acompanhado por salada de folhas verdes, arroz branco e, mesmo, batata palha.

Nós preferimos servi-lo, simplesmente, acompanhado de um vinho português tinto seco (leve e frutado). Foi um banquete e tanto!

Ficam todos convidados a participar, com críticas e sugestões, e também com contribuições (estas últimas, a gente edita e traz para cá)!

Convidamos todos a curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que aparecem aqui, e também de outras notícias que compartilhamos apenas por lá.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"