Panquecas de Frango e Espinafre

   

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Hoje temos mais uma receita de panquecas.

A forma de preparo é muito parecida com as panquecas de carne que já trouxemos para cá; mas o recheio e o molho são bem diferentes e, podem acreditar, o resultado é delicioso!

Vamos lá!

Ingredientes:

Massa:

1 copo de leite

1 copo de farinha de trigo

1/2 copo de água

2 ovos

1 colher (sopa) de azeite

1 pitada de sal

Recheio:

500g de frango picadinho em pedaços bem pequenos

1 maço de espinafre

sal temperado

pimenta calabresa

azeite

mussarela

Molho:

400ml de leite

3 colheres (sopa) de pó para sopa de cebola

1/2 cebola picadinha

1/2 colher de manteiga

100g de creme de leite

sal temperado

azeite

parmesão ralado

Modo de Fazer:

Dessa vez, vamos começar pela massa.

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, até ficar uniforme.

Aqueça uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, até estabilizar a temperatura. Adicione uma pequena porção da mistura da massa, e mexa (rapidamente) a frigideira, em movimentos circulares, para distribuir uniformemente. Deixe no fogo até a panqueca estar desgrudando da frigideira (você pode verificar, delicadamente, com uma espátula). Vire e deixe apenas para dourar do outro lado. Tire do fogo e vá reservando em um prato.

Em seguida, vamos ao recheio.

Lave bem o espinafre, separando as folhas e dispensando os talos mais grossos. Leve o espinafre a uma panela tampada, em fogo baixo, até que ele esteja murcho. Quando o espinafre tiver murchado, tire ele todo do fogo, e coloque sobre uma tábua. Utilize uma espátula ou escumadeira para, com a tábua inclinada, espremer o espinafre, para tirar dele o caldo escuro que ele contém. Pique em pedaços pequenos.

Refogue o frango em uma panela com um fio de azeite. Quando ele estiver selado, junte sal temperado e pimenta calabresa a gosto, e continue refogando, até ele estar bem douradinho. Apague o fogo, junte o espinafre, mexa bem para deixar uniforme e reserve.

Depois, vamos ao molho.

Aqueça uma panela anti aderente, com a manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola, em fogo baixo, até estar bem dourada. Junte o leite com o pó para sopa de cebola dissolvido. Quando levantar fervura, deixe cozinhar por mais um minutos, mexendo sempre. Apague o fogo, junte o creme de leite, mexa bem para deixar uniforme e reserve.

A seguir, vamos à montagem.

Coloque as panquecas, uma a uma, em outro prato, para recheá-las. Adicione duas colheres e meia (sopa) do frango com espinafre, cubra com tiras de mussarela, enrole a panqueca e coloque em um refratário untado com azeite. Repita a operação com todas as massas. Por fim, cubra tudo com o molho (usando uma colher para distribui-lo uniformemente) e finalize com a parmesão ralado.

Por fim, leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio-baixo, inicialmente, por aproximadamente 20 minutos, depois aumente o fogo, e deixe mais 5 a 10 minutos, para gratinar bem. Está pronto!

E fica realmente delicioso!

Panquecas sempre dão um pouco de trabalho e levam um pouco de tempo, mas o resultado é muito compensador.

Nós servimos essas panquecas acompanhadas de batata palha, e de um Cabernet Sauvignon chileno muito agradável e de preço bem razoável.

Caso não seja muito chegado a sopa de cebola, você pode substituir por amido de milho (mas a sopa de cebola fica fantástica nesse molho, também, pode apostar). E também é possível substituir os queijos (a mussarela do recheio e o parmesão da cobertura) por outros tipos da sua preferência. O negócio é testar as ideias que você tiver!

É isso aí, pessoal!

Como sempre, estão todos convidados a participar - inclusive enviando críticas e sugestões, e também receitas e resenhas que a gente edita e traz para cá.

Também estão todos convidados a curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e também de outras notícias que compartilhamos apenas por lá mesmo.

Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice.

Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"