Que tal batatas recheadas com creme de brócolis?

   

Tempo de preparo
0 h 45 min

Rende - 4 porções
Preparo fácil

Batatas creme de brócolis


Ingredientes

- 1/2 xícara de castanha de caju (cruas)

- 3 colheres (sopa) de água

- 4 unidades de batata

- 2 unidades de dente de alho (picados)

- 1/2 unidade de cebola (picada)

- 250 gramas de brócolis (limpo)

- 1 xícara (chá) de leite vegetal a gosto

- Noz-moscada

- 1/2 xícara (chá) de champignon (picado)

- 1/3 xícara (chá) de azeitonas (picadas)

- 1 colher de amido de milho (diluído em 2 colheres de sopa de água) a gosto

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino

- 1/2 xícara de salsa (ou salsinha)a gosto

- Azeite a gosto

- Batata palha


Modo de preparo

Antes de tudo, coloque as castanhas de caju cruas em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por pelo menos 4 horas (e no máximo 8). Escorra, lave e coloque em um liquidificador ou mixer, juntamente com 3 colheres de sopa de água (quanto mais água, menos cremoso), e bata até obter um creme uniforme. Tempere com sal ou outros temperos de sua preferência e reserve.

Cozinhe as batatas na água fervente: coloque-as lavadas em uma panela grande com água e sal e leve para cozinhar por cerca de 30 minutos ou até você atravessar uma faca nelas sem resistência. Escorra e espere esfriar.

Pré-aqueça o forno a 230ºC. Retire parte do meio da batata, formando uma espécie de canoa com ela, com o auxílio de uma faca e uma colher de sobremesa. Coloque as batatas em uma assadeira antiaderente levemente untada. Pincele azeite, tempere com sal, e, se quiser, coloque outros temperos frescos, como tomilho, alecrim e orégano. Leve para assar por 15 ou 20 minutos para a casca ficar mais crocante.

Enquanto a batata assa, prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados.

Adicione os brócolis limpos e sem o talo mais grosso, cortados grosseiramente. Tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até ficarem macios. Adicione o leite vegetal, tempere com noz moscada e deixe ferver por 5 minutos.

Desligue e espere esfriar antes de bater. Bata no liquidificador até obter um creme uniforme.

Volte à panela, adicione o champignon fatiado, as azeitonas picadas e misture. Acrescente o amido de milho diluído na água e misture até engrossar. Corrija o sal, caso necessário. Se quiser, adicione pimenta moída.

Retire a batata do forno, preencha com o molho de brócolis e cubra com o creme de castanha de caju . Se quiser, salpique salsinha e cebolinha picadas e batata palha por cima.

Fonte da receita: M de Mulher


Gostou desta receita? de sua nota:

Conteúdo relacionado: