Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim

Com 1.261 novas mortes pela Covid-19, Brasil passa os 75 mil óbitos

Folhapress
16 jul 2020 às 08:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil registrou 1.261 novas mortes pela Covid-19 e 39.705 casos, nesta quarta (15). Com isso, o país chegou aos 75.523 óbitos e a 1.970.909 casos da doença. Considerando as infecções confirmadas diariamente (que quase sempre ficam acima de 30 mil, chegando até mesmo a 40 mil), devemos chegar aos 2 milhões de casos nesta quinta (16).

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais. O balanço é fechado diariamente às 20h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além dos dados diários do consórcio, o jornal Folha de S.Paulo passou a mostrar a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Leia mais:

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue

Imagem de destaque
Preocupante

Crianças brasileiras estão ficando mais altas e obesas, aponta Fiocruz


O volume registrado às segundas tende a ser baixo, porque laboratórios têm atividade menor aos fins de semana. Já a média móvel para a segunda-feira considera também os dados dos seis dias anteriores, uma informação mais estável.

Publicidade


De acordo com os dados coletados até às 20h desta quarta (15), a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.067.
Somente o Rio Grande do Norte não trouxe dados mais atualizados.


O Brasil tem uma taxa de cerca de 36,1 óbitos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortes, e o Reino Unido, ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 42 e 67,9 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Publicidade


Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 4,5 mortes por 100 mil habitantes.


Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15) mostram 39.924 casos e 1.233 mortes por Covid-19 confirmadas no Brasil nas últimas 24 horas. O total de óbitos chega a 75.366 e o de infecções a 1.966.748.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade