Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Copa do Mundo e o otimismo japonês.

15 dez 2013 às 00:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo o Japão tendo uma equipe do quarto escalão no futebol mundial e suas chances serem remotas para chegar ao título, muitos torcedores acham que dessa vez será diferente. A razão é que o país caiu numa chave formada por Colômbia, Grécia e Costa do Marfim. Torcedores e vários dirigentes ficaram empolgados em vislumbrar a possibilidade de passarem da fase de grupos e encarar o mata-mata com a confiança necessária de um time campeão. Com apenas quatro participações em Copas do Mundo (98, 02, 06 e 2010), os "Samurais Blues" estão empolgados. Lógico que nenhum jogador diz isso claramente, mas nota-se o otimismo nas expressões faciais e no sorriso no canto da boca após as entrevistas de praxe.
Os japoneses, de uma maneira geral, são comedidos em suas declarações sejam elas quais forem, mas quando o assunto é futebol, parecem que eles ficam fora da realidade achando-se os maiorais. Logo após o sorteio já se ouviam que as chances de serem campeões mundiais aumentaram bastante, principalmente após os últimos amistosos contra a Holanda e Bélgica, onde os nipônicos jogaram bem. O que ninguém fala é que foram apenas amistosos aproveitando a data FIFA.
Toda essa empolgação é bacana, necessária até, mas não se pode esquecer a realidade, principalmente por parte dos jogadores que são as peças centrais do espetáculo. Ouvi de um jogador da seleção que o Japão não fica atrás de ninguém e que as chances de chegar ao título são grandes. Ele disse isso num programa esportivo e os torcedores "mais humildes" chegaram a acreditar, sonhando com a possibilidade do troféu ficar exposto em algum salão nobre em Tóquio e verem os atletas desfilando em carros alegóricos. Acho que sonhar é necessário, mas delirar não faz bem para a saúde.

A torcida

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade