Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Em 2027...

06 out 2013 às 22:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já escrevi outras vezes sobre o Shinkansen, o trem-bala japonês. Só quem já andou num sabe o que é conforto e praticidade.
Recentemente, a Japan Railway Co. (JR.Tokai) colocou em teste um trem que atinge a incrível velocidade de 500 km/hora. Diferente dos trens que correm sobre trilhos, o Megalev utiliza a tecnologia de levitação magnética, eliminando rodas e ruídos desnecessários. Isso quer dizer que, em breve, poderemos viajar de maneira mais confortável ainda sem aqueles barulhos típicos dos trens atuais. Acho que dará até para dormir melhor.
Sem rodas e com ímãs para levantar os vagões, e consequentemente aumentando a velocidade, o trajeto entre Tokyo e Nagoya que atualmente é coberto em 1h30m cairá para quarenta minutos. Para 2045 existe um plano para diminuir o tempo de trajeto entre Osaka e Tokyo, que atualmente demora quase três horas, para apenas 67minutos. Pelo menos é o que espera o presidente Yoshiyuki Kasai, que diz: "O Meglev revolucionará o transporte terrestre no século 21, sendo o marco inicial de uma drástica mudança no que se refere aos trens-bala".
Duas grandes empresas estão por trás desse empreendimento, Nippon Sharyo Ltd. e a Mitsubishi Heavy Industries Ltd., que possui experiência em tecnologia aérea e será importante para criar modelos aerodinâmicos, além de motores de grande propulsão. Atualmente um único vagão do Shinkansen pesa aproximadamente 45 toneladas, mas com o novo projeto de levitação magnética serão "apenas" 25 toneladas. Economia de peso e consequentemente de material.
A JR Tokai visa futuramente exportar a tecnologia para alguns países europeus e o mercado americano.
Particularmente, gostaria de dar pelo menos uma voltinha. Vou fazer força para estar bem até lá.

Meglev

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade