Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Encontro de amigos

10 mai 2015 às 10:16
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estive as últimas semanas em companhia de um grande amigo. Estudamos o primário e ginásio junto, jogamos no mesmo time e disputamos os mesmos campeonatos. Houve uma breve separação na época do colégio e um novo encontro depois de formados nas respectivas faculdades. Já adultos, as obrigações profissionais nos separaram, ele para a terra do Mickey e eu para a terra dos Samurais.
O tempo passou, nossos cabelos ficaram brancos, a vitalidade não é mais a mesma e as rugas nos mostram diariamente que o tempo segue à frente impiedosamente.
Nosso encontro após quase três décadas foi ótimo. O jeito de olhar e sorrir não mudou, e os sonhos ainda pairam em sua mente. A energia que ele carrega, mesmo depois desse tempo todo é uma coisa impressionante. Foi uma surpresa agradável.
Conversamos sobre nossas vidas, os prazeres, os desgostos, as diferenças culturais que fomos "obrigados" a aprender, o convívio atual, as perspectivas futuras. Foi uma mistura de assuntos e nenhuma preocupação com datas.
Durante essas conversas veio a inegável comparação entre os países e sua gente. Concluímos como "pesquisadores" que o Brasil está distante em vários aspectos sociais e econômicos com as "nossas" atuais moradias. Descobrimos que temos as impressões muito parecidas quando vemos o Brasil de longe. Percebemos também que nos Estados Unidos e no Japão, viver não é fácil por causa das barreiras culturais, da concorrência acadêmica, da obrigatoriedade em produzir sempre mais e melhor. É difícil conseguir progresso fazendo apenas o necessário, fazendo mais ou menos. A cultura dos países que vivemos exige quase a perfeição, e isso às vezes cansa. O estresse não é maior nem menor. Somente diferente. O duro mesmo é suportar as saudades e o vazio quer invariavelmente ficam quando deixamos nossas raízes, nossa padaria preferida e o pastel da feira.
Mesmo durante os passeios que fazíamos as comparações eram fartas. A limpeza nas ruas, os cortes dos cabelos, as roupas, as lojas, a formalidade, a maneira de nos atender. Percebemos coisas que não seriam tão fáceis de descobrir se um não estivesse com o outro, abertos para ouvir e sem julgamentos.
Nesse vai e vem acabei percebendo ainda mais, o quanto isolado socialmente ficamos por causa da cultura japonesa de não comemorar nenhuma data pessoal, não ter o hábito de frequentar a casa um do outro, de festejar, seja lá o que for, apenas entre alguns membros da família. De não darem muita bola em sociabilizar as crianças, fazendo-as interagir numa festinha de aniversário, numa comemoração após um jogo. De não sabermos sequer, quem mora no apartamento ao lado.
A vida por aqui não é ruim se você não liga muito em fazer amigos, em dar algumas risadas, em jogar conversa fora num domingo ensolarado. É cada um para si, e nada mais.
O encontro foi bom porque depois desses anos todos, eu estava curioso em saber como o meu amigo estava. Foi bacana também porque pude me situar melhor em relação à vida que tenho atualmente.
Sabendo melhor sobre esse isolamento social que somos forçados a viver, tenho melhor compreensão do que fazer para reduzir esse impacto na vida de todos nós.
O encontro com o meu amigo "americano" me fez ver o Japão sob uma perspectiva diferente, que eu já sabia existir, mas que simplesmente deixei encostada em algum lugar da minha vida.
Obrigado, meu amigo, por me abrir os olhos.

Despedida

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade