Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Palestra sobre o Brasil e a Copa do Mundo

27 mai 2014 às 03:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Passei algumas semanas preparando-me para participar de uma apresentação onde o tema foi "Brasil e Copa do Mundo". Assunto, aliás, muito explorado nesse período que antecedem os jogos. O evento foi promovido por uma Associação Internacional com apoio da prefeitura local. No dia anterior fiquei imaginando que tipo de público se interessaria por um tema desses. Seriam jovens colegiais ou universitários fanáticos por futebol? Seriam estudantes com interesses em conhecer o Brasil ou homens e mulheres que, de alguma maneira, tiveram alguma proximidade com o país.
Preparei os vídeos, imagens dos estádios e de algumas cidades sedes, pensando em mostrar o que representa o futebol para os brasileiros e as diferenças para os japoneses. Recolhi uma séries de informações sobre os jogos e até a histórias das Copas.
Depois dos cumprimentos inciais e ao mesmo tempo uma troca de informações para saber quem eram os presentes, notei que a maioria estavam mais interessadas no Brasil do que propriamente na Copa. Percebi que o futebol é apenas um pretexto para quem se interessa pela política, cultura e geografia do quinto maior país do mundo. E foi exatamente com uma frase parecida que comecei a falar do Brasil. Fiz questão de salientar as diferenças culturais existente entre os estados, o clima, a economia e até sobre a Petrobrás. Impostos abusivos, violência, corrupção e os diversos problemas politicos e sociais, dexei por último. Samba e carnaval eu nem citei porque aí seria "chover no molhado".
Acho que mostrei mais o lado positivo, mas não tive como não falar sobre o atraso nas construções dos estádios, a falta de infraestrutura, o Shinkansen que não saiu do papel e as manifestações com quebra-quebra, que considero a pior parte desta breve apresentação. Aliás, quebra-quebra foi difícil de falar porque os japoneses não conseguem entende como alguém quebra uma coisa pública. As mortes durante as construções dos estádios também fizeram parte da pauta.
No final uma pergunta de um dos presentes me fez voltar ao passado. Ele perguntou qual foi a melhor seleção brasileira de todos os tempo. Depois de alguns segundos pensando, falei sem hesitar: "a Seleção de 70". Citei o nome dos jogadores em seguida, e para o meu espanto, o senhor que me fez a pergunta também era da mesma opinião. Uma sala de palmas para mim, fotos com todos juntos e muitas perguntas sobre a fauna, flora e da nossa alegria. Acho que consegui passar o recado. O Brasil ainda é considerado o país do futuro. Até quando?

Desabafo

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade