Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Virar adulto - Seijin no hi

17 jan 2013 às 05:54
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O primeiro feriado nacional deste ano foi para comemorar o Dia da Maioridade, que em japonês é o 成人の日 (Seijin no hi).
Escrevo todos os anos sobre essa data porque acho que é uma das comemorações mais bacanas que existem. Ao completar vinte anos, o jovem japonês torna-se adulto perante a sociedade, o que significa que ele responderá civilmente por seus atos. Significa também que ele está liberado para consumir bebidas alcoólicas e comprar cigarros. Logicamente que tudo isso são apenas formalidades porque muitos nessa idade já são até pais e mães.
Mais do que qualquer país, o Japão precisa que esses jovens amadureçam e comecem a construir um novo modo de viver. Todos estão cientes de que o atual sistema político e educacional precisa ser revisto para que tudo caminhe para a cima e para frente.
É um desafio e tanto porque essa meninada cresceu à sombra de muita regalia e relativa bonança, e muitos não se prepararam para enfrentar a vida árdua que aparecerá pela frente como a falta de empregos e de idéias para melhorar o que já existe. Sem falar em problemas globais como o aquecimento da Terra, miséria e guerra em vários países, declínio das reservas naturais de petróleo e outros minérios indispensáveis até o momento, à escassez de água e de alimentos nos países pobres.
É lógico que eles irão superar tudo isso, mas não com a mesma facilidade de gerações passadas. O mundo mudou, a tecnologia ajuda, mas também exige pessoas melhores preparadas tanto do ponto de vista educacional como em relação às experiências de vida. O jovem atual, e principalmente os japoneses, precisarão correr atrás de sonhos, criarem metas e pensarem grande. Não em outra saída.
Mas, apesar de todos esses desafios, é inegável que fazer vinte anos é uma coisa maravilhosa. A energia flui, o sorriso é mais presente, a esperança então, brota como capim adubado, como água em mina.
Vamos em frente que atrás vem gente.

Seijin no hi

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade