Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Das caminhadas da vida

10 dez 2018 às 11:58
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há algum tempo empreendi uma caminhada, de vários quilômetros, pelas estradas rurais de Londrina com um grupo, cujo objetivo era uma reflexão acerca da vida e dos valores que damos a determinadas coisas. A caminhada, que fizemos através de estradas de terra e por trilhas no meio da mata, apresentava variados graus de dificuldades e foi uma boa metáfora para se pensar sobre como vivemos a vida e o que fazemos dela. Refletir sobre como empreendemos as coisas é uma das atitudes mais enriquecedoras para a mente (espírito), e permite que ao observamos que estamos num caminho nada favorável, devemos pegar outro sem demora.

Para se empreender uma caminhada dessas é necessário abrir mão do conforto. Afinal, lama, poeira, sujeira, calor e a falta de banheiros torna tudo bem diferente do que estamos acostumados no nosso dia a dia. É fato que tendemos a recusar tudo aquilo que nos causa desprazer e se apegar ao prazer. Freud, em seu texto Sobre os dois princípios do funcionamento mental, mostra que há o princípio do prazer e o princípio da realidade. O primeiro é tudo aquilo que nos leva a querer coisas que nos gerem prazer e sem que nenhuma adversidade se apresente. Já o princípio da realidade aceita que há dificuldades e que não há como elas deixarem de existir. Elas podem apenas ser acolhidas e trabalhadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vida real, tal como uma caminhada, é cheia de adversidades e de nada adianta maldizê-las. A única coisa a ser feita é enfrenta-las. Muitas vezes teremos que simplesmente acolher que não estamos em um momento confortável em nossas vidas, mas que, ao invés de usar tudo isso para se lamentar, é muito mais proveitoso trabalhar com o que se tem a fim de que esse desconforto possa ser modificado. Quem não caminha na própria vida fica paralisado e impedido de ir em frente, crescer e se desenvolver. Exatamente como na caminhada física e concreta não dá para a gente desistir e querer ficar pelo meio do caminho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Muitas vezes durante a caminhada física sentimos que não vai dar mais, que o melhor é desistir e se lamuriar por ter feito a besteira de se jogar numa empreitada que pode despertar o sentimento de fracasso, mas isso demonstra o quanto acreditamos muito pouco em nós mesmos. A verdade é que a gente se surpreende muito com nossas capacidades quando realmente nos propomos a fazer alguma coisa. E na vida mental também é assim. O desejo de desistirmos de um sonho, de um projeto e de uma esperança é sempre forte, porém o que a psicanálise ensina é que nem todo desejo é bom e ele deve antes ser pensado para que o preço depois não seja alto demais.


Os sentimentos que uma caminhada física, cheia de desafios, nos desperta é algo que podemos e devemos usar para olharmos como estamos vivendo a nossa vida. Com essa reflexão há a possibilidade de aprendermos a valorizar o que vai nos fortalecer e melhorar, e abandonar aquelas ideias que só nos imobilizam e que obviamente só têm como resultado nos deixar mais fracos. É difícil num domingo ter que acordar cedo, enfrentar tantos desconfortos, correndo o risco de se machucar e levar tempo para terminar e ver o resultado. Mas a vida não é assim também?

Agora, quem ousa percorrer o caminho poderá também dizer das conquistas e dos prazeres encontrados durante o percurso. O sentimento de superação e realização só está disponível para aqueles que escolhem viver a caminhada da própria vida. Não há como - e nem tem porque - fugir da vida, então, o jeito é cada um pegar a sua trouxa e se lançar na estrada, acolhendo e trabalhando com tudo o que o caminho nos dá. Como já disse a psicanalista paulista Betty Milan: Para se saber do caminho é preciso caminhar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade